Advocacia no YouTube: Conflito Ético ou Estratégia Poderosa?

Revelamos estratégias eficientes de marketing para advogados no Youtube e quais são as regras da OAB sobre o tema.

por Alessandra Strazzi

10 de abril de 2024

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O Youtube é uma das plataformas mais populares do mundo e a segunda ferramenta de pesquisa mais usada na internet (só perdendo para o Google). Com esse enorme potencial, não dá para o Youtube ficar de fora das suas estratégias de marketing para advogados.

Neste artigo, abordamos quais são as regras da OAB para esse tipo de publicidade e se é possível fazer tráfego pago para impulsionar os vídeos.

Além disso, compartilhamos 7 dicas práticas para advogados no Youtube, com o objetivo de trazer eficiência para todas as etapas de produção do vídeo (roteiro, gravação, edição, postagem e análise de métricas de performance).

1) Advogado e YouTube: OAB permite Marketing Jurídico em Vídeo?

Para começar a analisar a questão do advogado no YouTube, o primeiro passo é checar se a OAB permite o marketing jurídico nessa plataforma.

✅ A resposta é sim, isso é possível. Mas é bom entender melhor todas as regras e os limites que existem em relação ao tema, para explorar as oportunidades sem dores de cabeça.

Afinal, ninguém quer ter problemas com a Ordem na hora de buscar as melhores possibilidades da publicidade na advocacia, não é mesmo?

📜 E, para verificar se (e como) o advogado pode usar o YouTube, as normas são as mesmas que já trouxe em outros artigos de marketing jurídico:

  • Provimento n. 205/2021 do CFOAB;
  • Estatuto da Advocacia;
  • Código de Ética e Disciplina da OAB.

De todas elas, a mais atual é o Provimento n. 205/2021, que trouxe as novas regras para a publicidade dos advogados e detalhou as possibilidades do marketing jurídico digital. Além, é claro, dos limites e restrições que devem ser observados.

🤓 O Anexo Único dessa norma permite expressamente que o advogado use o YouTube para publicação de vídeos, lives ou outros recursos, respeitando os limites do Código de Ética e Disciplina e também as demais restrições:

Lives nas redes sociais e YouTube - É permitida a realização de lives nas redes sociais e vídeos no YouTube, desde que seu conteúdo respeite as normas do Código de Ética e Disciplina e do presente provimento.” (g.n.)

Então, a OAB permite o uso do YouTube como ferramenta de marketing, desde que a publicidade na plataforma siga a determinação geral do art. 39 do Código de Ética e Disciplina. Afinal, os vídeos também são uma forma de marketing de conteúdo.

Ou seja, o marketing jurídico feito dessa maneira deve ter caráter apenas informativo, ser discreto, sóbrio e não buscar captação de clientela, nem caracterizar a mercantilização da profissão.

Tudo o que já aplicado em relação aos limites das outras formas de publicidade também se aplicam aos vídeos de advogados no YouTube!

Ah! É bom tomar cuidado com a LGPD, os dados dos seus clientes e com as restrições gerais das informações pessoais. Como mencionei no artigo sobre se o advogado pode postar sentença, existem detalhes fundamentais quanto a isso, ok? 😉

1.1) Advogado pode impulsionar vídeo no YouTube?

✅ Sim! O advogado pode impulsionar vídeo no YouTube com o objetivo de alavancar as visualizações do conteúdo na plataforma, já que o mesmo Anexo Único do Provimento n. 205/2021 também permite isso.

Olha só:

“Patrocínio e impulsionamento nas redes sociais - Permitido, desde que não se trate de publicidade contendo oferta de serviços jurídicos.” (g.n.)

Com base nessa disposição do Provimento, os advogados podem fazer tráfego pago e patrocinar os vídeos postados no YouTube para ter um alcance maior.

O aumento da audiência, com o conteúdo chegando para mais pessoas que usam a plataforma, traz uma maior possibilidade de atrair novos clientes e conseguir mais indicações. 🤗

Só que é importante ter atenção com a limitação desse tipo de impulsionamento: a publicidade não pode conter nenhuma oferta de serviços jurídicos.

Então, o advogado pode, por exemplo, postar um vídeo explicando detalhadamente sobre como funciona a Revisão da Vida Toda, afinal isso tem um caráter informativo. Dá até para patrocinar esse conteúdo e buscar mais visualizações.

❌ O que não pode ser feito é oferecer ou anunciar os serviços do escritório com a RVT, chamando potenciais clientes para captar uma nova contratação.

Isso seria oferta de serviços jurídicos, o que é expressamente proibido pelas normas da OAB, inclusive o Provimento n. 205/2021. Sem contar que também viola o CED em relação à mercantilização e a captação de clientela.

Daí a relevância de sempre observar o que diz o Código de Ética e Disciplina em relação ao tipo de marketing jurídico, com as suas restrições. Qualquer dúvida, uma consulta aos Tribunais de Ética e Disciplina das seccionais também é uma boa ideia.

2) Potencial do YouTube como Ferramenta de Marketing para Advogados

O potencial do YouTube como ferramenta de marketing jurídico é gigantesco e, se explorado corretamente, pode trazer resultados excelentes.😊

A plataforma tem como grande diferencial a possibilidade de disponibilizar para a audiência vídeos mais longos, com explicações detalhadas, recursos gráficos e imagens pertinentes ao assunto.

E aí está o “pulo do gato”!

Acredito que o vídeo no YouTube ajuda a pessoa a se aproximar mais dos advogados e trazem uma confiança maior.

Como os conteúdos são mais longos e em formatos audiovisuais (imagem + som presentes nos vídeos), a audiência sente que está em uma consulta. A sensação é de estar cara a cara com o profissional.

Então, ela cria conexão com o advogado, conhece quem está na tela e entende qual é a demanda com mais facilidade.

Os stories e reels no Instagram também são interessantes, mas tem a diferença de serem bem mais curtos e não trazerem tantas informações como os vídeos no YouTube. E as lives também são uma oportunidade nessa plataforma, que não dá para desconsiderar.

🧐 Inclusive, também penso que para quem quer ter mais visibilidade com o objetivo de conseguir convites para palestras, aulas, cursos e outras situações similares, esse também é um dos melhores caminhos.

Afinal, o advogado no YouTube precisa explorar a didática, a oratória e a articulação nos vídeos, desenvolvendo essas habilidades.

2.1) YouTube: uma poderosa ferramenta de pesquisa

🤓 Ao lado do Google, o YouTube tem ganhado cada vez mais espaço também como uma ferramenta de pesquisa.

“Como assim, Alê?”

Explico: o YouTube foi a segunda rede social mais usada pelos brasileiros no ano de 2023, praticamente empatada com o WhatsApp.

E pesquisas indicam que as pessoas têm usado a plataforma para procurar respostas para os seus problemas, consultando vídeos de profissionais trazendo as explicações sobre os questionamentos.

O que abre uma grande oportunidade para a advocacia, não é mesmo? 🤗

Isso porque os advogados no YouTube podem criar conteúdo voltado para potenciais clientes, criando confiança e autoridade com os vídeos.

Os escritórios de advocacia que entendem e começam a explorar esse caminho com excelência podem alcançar excelentes resultados.

Sem falar que há possibilidade de monetizar do canal no YouTube a longo prazo. Porque a audiência na plataforma costuma se engajar e criar um vínculo depois de um certo tempo, aumentando o número de visualizações. 💰

São muitas oportunidades interessantes, que trazem desde novos possíveis clientes, até mesmo a mais recursos financeiros para a advocacia.

Diferentes redes sociais, dificuldade de se expor, falta de engajamento, normas da OAB…

O Marketing Jurídico ainda é um desafio para muitos advogados.

Mas afinal, existe uma fórmula garantida para atrair clientes na internet?

É claro que existe!

Eu compilei todo meu conhecimento de mais de 10 anos trabalhando com marketing jurídico digital e produção de conteúdo jurídico na internet em um guia: o ebook Marketing Jurídico Vencedor: Como Atrair Clientes Online

Meu objetivo com o livro é ensinar a você uma fórmula garantida para que os clientes encontrem você, sempre respeitando as normas da OAB!

Este ebook traz pra você os 5 Pilares da Prospecção Online

  1. Estratégias para você se destacar online e ser encontrado pelos seus clientes
  2. As novas regras de marketing jurídico da OAB
  3. Marketing Jurídico orgânico: branding, site, SEO, redes sociais, produção de conteúdo, cartão de visitas, WhatsApp, correio eletrônico e mais!
  4. Marketing Jurídico pago: como chegar aos clientes com anúncios de forma ética e eficiente
  5. Tudo o que você precisa para montar e ter sucesso com um escritório de Advocacia digital

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3) 7 Dicas Práticas para Advogados no YouTube

Agora que você já conferiu que a OAB permite o advogado usar o YouTube e o potencial desta plataforma para a advocacia, vamos às 7 dicas práticas que resolvi trazer para nossos leitores!

Afinal, eu sei que é comum ter dúvidas sobre como usar todos os recursos e também em relação a produzir um conteúdo interessante no formato de vídeo, especialmente no meio de todas as tarefas cotidianas. 🤔

Então, fica de olho nessas dicas, porque elas podem lhe ajudar bastante!

3.1) Tenha um roteiro e fale sobre as demandas que são alvo de prospecção

📝 A primeira dica que posso passar para você em relação ao advogado no YouTube é ter um roteiro para a produção de conteúdo e falar somente sobre as demandas para as quais você quer atrair clientes.

Ou seja, é importante se preparar para a gravação do vídeo e ter uma boa noção do que a sua audiência quer, inclusive em termos de formato.

“Como assim, Alê?”

O carro-chefe do YouTube são os vídeos, mas também existe o formato de shorts (que são pequenos vídeos, parecidos com os reels do Instagram) e as lives, que são transmissões ao vivo. 🤓

Em qualquer formato, é fundamental ter um roteiro para se orientar e direcionar a gravação do vídeo, com uma “listinha” do que precisa ser dito, de momentos para mostrar imagens, animações etc.

Tudo isso transforma a qualidade dos vídeos, além de trazer agilidade para a gravação e edição.

E, assim como no marketing de conteúdo jurídico, quanto melhor forem seus vídeos no YouTube, maior é a chance de criar uma boa impressão, assumindo uma posição de autoridade no assunto.

Aí entra a segunda parte da primeira dica…

🧐 Como mencionei em outros artigos sobre a publicidade na advocacia, você deve produzir conteúdos que sejam do interesse da sua audiência e voltados para os potenciais clientes.

Então, é interessante saber as demandas que são alvos de prospecção na sua área de atuação e que são interessantes para o seu escritório.

Por exemplo, como a Revisão da Vida Toda está para ter seus embargos de declaração julgados, o pessoal da advocacia previdenciária pode abordar esse assunto.

Inclusive, o vídeo pode até ser enviado pelo advogado quando o cliente entra em contato com o escritório perguntado sobre a ação. 😉

Enfim, sei que essa dica pode parecer básica (e até meio óbvia). Mas já vi muito colega investindo tempo na gravação de vídeos sobre demandas que não são tão interessantes para o escritório, apenas para comentar um assunto que está em alta.

Por isso, antes de produzir os vídeos, analise:

  • Os temas que fazem sentido para sua área
  • As causas que têm maior potencial de honorários
  • Quais as maiores dúvidas do seu público sobre aquele assunto
  • A estratégia de prospecção de clientes do seu escritório

Tendo esses 4 pontos em mente, garanto que os vídeos vão performar melhor e render resultados bem mais interessantes para você!

3.2) Estude SEO para potencializar o alcance

🤓 Outra dica que não pode passar batida é a de estudar o SEO (search engine optimization) para potencializar o alcance do seu canal e dos seus vídeos no YouTube.

Com um bom estudo de otimização para os motores de busca, você consegue direcionar o seu conteúdo para que ele seja entregue para o maior número possível de usuários da plataforma na hora da pesquisa.

Sem contar na possibilidade de mais pessoas com o perfil dos clientes que você procura visualizarem os vídeos.

👉🏻 Por esse motivo, é fundamental estudar o SEO e ter uma atenção especial em relação aos seguintes pontos:

  • Palavras-chave (para falar sobre os temas relevantes e que as pessoas procuram);
  • Títulos (atrativos, de preferência incluindo a palavra-chave principal no início);
  • Descrição (vem embaixo do vídeo, com uma explicação do conteúdo e outras informações de relevância);
  • Tags (funcionam com “etiquetas”, também é interessante colocar a palavra-chave entre elas);
  • Legendas (interessante adicionar as legendas do próprio YouTube nos vídeos, para dar mais detalhes e opções de tradução).

Com uma boa análise da otimização de mecanismos de busca, a chance de ter mais sucesso na publicação de vídeos no YouTube aumenta. Mas a qualidade, um bom roteiro e bons equipamentos são também muito importantes.

E justamente sobre isso vou falar agora!

3.3) Invista em equipamentos básicos de gravação

🧐 Não dá para negar, a qualidade visual e de áudio é um fator que impacta no tempo de permanência da pessoa no vídeo. Por isso, vale a pena investir em equipamentos básicos de gravação.

Por mais que em determinados momentos a situação financeira não seja tão confortável para fazer isso, comprar algumas coisas faz parte da estratégia de estar no YouTube. Recomendo, pelo menos:

  • Um celular que consiga gravar vídeos com uma qualidade legal;
  • Microfone para captação de som;
  • Ring light (iluminação).

🤔 “Alê, mas eu preciso de tudo isso?”

Olha, você não precisa pegar tudo de última geração ou investir nos equipamentos mais caros disponíveis.

Acontece que é muito importante ter uma boa qualidade de imagem e som nos vídeos para YouTube, porque isso passa também uma sensação de profissionalismo, de autoridade para a audiência.

Não é necessário comprar o melhor celular ou o microfone mais caro, mas uma pesquisa rápida já indica um smartphone, fones e demais ferramentas boas, com preço razoável. 🤗

Com bons estudos, um conteúdo de qualidade e equipamentos bons para a parte técnica, o advogado se sai bem no YouTube.

Ah! Importante lembrar do cenário para os vídeos.

O lugar das gravações também deve ser um ambiente compatível com o tema do vídeo e com a advocacia em geral. Não precisa de grandes investimentos, mas um cuidado nessa parte ajuda no contexto, criando ainda mais confiança e um ar de autoridade.

3.4) Reserve 1 dia do mês para gravar os vídeos

🗓️ Sei que um dos maiores desafios da advocacia é o tempo para as atividades, o que muitas vezes deixa o marketing jurídico em segundo plano. Afinal, as tarefas cotidianas, como petições, atendimentos e diligências, podem tomar todo o dia de trabalho, não é?

É realmente desafiador fazer marketing jurídico estando sobrecarregados com a advocacia, mas é possível!

Por esse motivo, a minha próxima dica é justamente pensando na realidade do advogado!

Sugiro que você reserve pelo menos 1 dia do mês para gravar os vídeos para o YouTube, concentrando toda a produção de conteúdo naquele momento.

Como a publicação no seu canal não vai ser todo dia, mas algumas vezes por semana ou por mês, dá para fazer isso. Inclusive aproveitando os dias em que a agenda está mais tranquila. 😊

Organizar um calendário, com as datas de produção de roteiro, gravação, edição e postagem também é uma boa ideia.

Deixar as datas de postagem dos vídeos, com os assuntos e estratégias de divulgação previamente organizadas é fundamental para uma boa execução da estratégia da sua publicidade no YouTube.

Assim você sabe exatamente o que publicar e quando publicar, aumentando as chances de seguir o planejamento corretamente.😉

A produção de roteiros também entra nessa programação, porque permite deixar o caminho da produção de conteúdo em vídeos para o YouTube muito melhor, mais eficiente e tranquila.

Além disso, com o material produzido de forma organizada, é possível fazer uma edição com mais calma. Justamente aí é que entra a próxima dica…

3.5) Uma boa edição é tudo!

⚠️ Não adianta: para o advogado usar o YouTube e ter bons resultados, os vídeos precisam de uma boa edição.

O que acontece é que dificilmente o conteúdo vai ficar pronto, com boa qualidade e sem erros (pequenos ou significativos) sem que ele seja editado por alguém.

👉🏻 Com uma boa edição, é possível:

  • Corrigir pequenos problemas de som;
  • Adequar a iluminação;
  • Editar algumas falas para o raciocínio ficar mais claro;
  • Inserir elementos gráficos (imagens, animações, etc);
  • Entre outros.

Existem algumas ferramentas de edição muito boas no mercado, em especial versões gratuitas e pagas, que permitem ao advogado editar sozinho os vídeos produzidos.

“Alê, mas não quero ou não tenho tempo para fazer isso, como ficam as coisas?”

Aí você pode investir em contratar um editor, seja ele um freelancer (em plataformas como o Workana ou similares) ou até mesmo uma agência de mídias digitais. 😉

Tudo depende da sua situação, da estratégia de marketing jurídico e de quanto você quer (ou pode) investir.

3.6) Faça cortes dos vídeos para shorts e outras redes sociais

Na sequência, tem uma dica que ajuda demais na hora de alimentar suas redes sociais e aumentar a possibilidade de visualizações dentro do próprio YouTube: faça cortes dos seus vídeos.

Com isso, você publica mais conteúdo e deixa o seu alcance muito maior, com uma simples atitude de aproveitar um vídeo já postado para várias plataformas. 😍

Imagine o seguinte: você produziu um conteúdo sobre a aposentadoria por idade híbrida e postou no seu canal do YouTube. Dá para cortar esse material e aproveitar em uma postagem sobre os requisitos do benefício em outras plataformas, como:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • YouTube (Shorts);
  • Entre outros.

Dá até para aproveitar as ideias em outros formatos, transformando os vídeos em publicações estáticas, até mesmo no LinkedIn.

Isso ajuda tanto a melhorar as frequências de postagens em diversas redes sociais, como também a otimizar o seu tempo. Afinal, um mesmo vídeo pode ser aproveitado em diferentes plataformas.

🧐 Ah! O mesmo vale para lives, que podem ser salvas e editadas em pequenos trechos, para usar em outros lugares.

3.7) Analise as métricas e recalcule a rota

A última dica do artigo de hoje é uma sugestão que já apareceu outras vezes quando o assunto é a produção de material para marketing jurídico: analise as métricas do seu canal de advogado no YouTube e, se preciso for, recalcule a sua rota na plataforma.

🤓 Em um mundo ideal, a sua estratégia de publicidade dá certo desde o início e não é necessário fazer ajustes. Mas isso é extremamente raro, porque as coisas mudam muito rapidamente e é natural ter que adequar algumas questões nos seus vídeos.

Para saber se você está no caminho certo, além dos comentários nas publicações, é importante ficar de olho nessas métricas:

  • CTR (click-through-rate): porcentagem de cliques sobre as impressões do seu vídeo. Basicamente é uma taxa de quantos usuários clicaram nos seus vídeos quando viram a thumbnail (capa) com o título;

  • AVD (average view duration): tempo de visualização médio da sua audiência no YouTube, obtido ao dividir o tempo total das visualizações pelo número de vezes que o vídeo foi iniciado;

  • AVP (average view percentage): porcentagem de visualizações média do seu vídeo, que permite entender melhor se você está conseguindo manter as pessoas ligadas ao seu conteúdo;

  • Watchtime (tempo de tela): tempo que as pessoas passaram assistindo os seus vídeos depois de clicarem na publicação. Essa é uma das métricas mais relevantes para a plataforma, porque quanto maior o Watchtime, mais o YouTube costuma distribuir os seus vídeos para outras pessoas.

Existem outras informações relevantes, como o número de likes, as interações em lives ou shorts, mas com essas, já dá para fazer uma boa análise, identificar se você está no caminho certo ou precisa corrigir a rota. 🧐

4) Conclusão

Quando o advogado usa o YouTube, ele abre mais uma porta para as estratégias de marketing jurídico, levando a um caminho que pode ser muito interessante em termos de resultados.

Afinal, as redes sociais têm a sua importância no engajamento, no seu alcance e em construir uma figura de presença no mundo digital. Mas os vídeos mais longos não costumam ser compatíveis com essas plataformas.

🤓 Por esse motivo, escrevi o artigo de hoje e comecei falando para você que a OAB permite o marketing jurídico em vídeo, com o YouTube também sendo permitido pelas normas.

Na sequência, mostrei que esse tipo de publicidade tem um grande potencial para os advogados, permitindo oportunidades de publicações de conteúdos e prospecção de clientela, já que muitas pessoas usam a plataforma.

Para encerrar, fiz uma listinha com 7 dicas práticas para advogados no YouTube, como a importância do roteiro, de calendários, de falar sobre as demandas de interesse, estudo do SEO, investimentos em equipamentos e programação para produção de vídeos. 🤗

A relevância de uma boa edição, a possibilidade de fazer cortes para aproveitar em outras redes sociais e a análise de métricas também entram nessas sugestões.

Tudo isso para lhe ajudar na sua advocacia, especialmente em relação às oportunidades do marketing jurídico!

E não esqueça de conferir o ebook Marketing Jurídico Vencedor: Como Atrair Clientes Online.

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Fontes

Além dos conteúdos já citados e linkados ao longo deste artigo, também foram consultados:

Provimento n. 205/2021 - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

Estatuto da Advocacia e da OAB - Lei n. 8.906/1994

Resolução n. 02/2015 - Código de Ética e Disciplina da OAB

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SEO para YouTube: o passo a passo para ter mais visualizações

Alessandra Strazzi

Alessandra Strazzi

Advogada por profissão, Previdenciarista por vocação e Blogueira por paixão.

OAB/SP 321.795

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