Desperte o Interesse dos Clientes com o Marketing de Conteúdo Jurídico

Revelamos como implementar estratégias eficientes de marketing de conteúdo jurídico e que de fato atraem clientes para o seu escritório.

por Alessandra Strazzi

22 de fevereiro de 2024

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Capa do post Desperte o Interesse dos Clientes com o Marketing de Conteúdo Jurídico

O marketing de conteúdo jurídico é uma poderosa ferramenta de publicidade advocatícia, que inclusive é permitida e até mesmo incentivada pela OAB. Nesse artigo, explicamos o que é esse tipo de marketing, quais são as vantagens para os escritórios que publicam conteúdos interessantes com frequência e como produzir conteúdos que chamem a atenção do seu público-alvo. Também compartilhamos 7 dicas para você colocar em prática hoje mesmo e atrair clientes realmente interessados em fechar contratos.

1) Introdução

O marketing de conteúdo jurídico é uma grande ferramenta da advocacia na busca de mais notoriedade e das desejadas novas contratações. Tanto é assim que o interesse dos advogados nesse assunto só cresceu nos últimos anos. 😊

Mas, como toda ferramenta de publicidade jurídica, existem dúvidas, questionamentos sobre as possibilidades existentes e receio com os limites. Afinal, ninguém quer ter problemas com a OAB ao explorar as oportunidades, não é mesmo?

🤓 Então, decidi escrever o artigo de hoje para trazer uma análise completa sobre os segredos do marketing de conteúdo para advogados.

Para começar, quero explicar para você os conceitos básicos e as regras da OAB que se aplicam ao assunto. Assim fica mais tranquilo aproveitar as possibilidades sem ter dores de cabeça com os TEDs.

Na sequência, vou mostrar as vantagens do marketing de conteúdo jurídico, para destacar o que os advogados têm a ganhar com essa forma de publicidade.

É interessante analisar esse ponto porque, em comparação com as formas tradicionais de prospectar novos clientes, existem diferenças significativas e bem relevantes.

A cereja do bolo são as 7 dicas para dominar o marketing de conteúdo jurídico que vou passar para você. Entre elas, a importância de fugir do juridiquês, manter uma boa frequência de publicações, produzir conteúdos de qualidade e muito mais. 😉

O grande objetivo é, ao final do artigo de hoje, lhe ajudar a aproveitar mais essa possibilidade de publicidade na advocacia da melhor forma possível, com os melhores resultados.

2) Marketing de Conteúdo Jurídico: Conceitos Básicos

🧐 Para conseguir aproveitar todas as oportunidades que o marketing de conteúdo jurídico traz, primeiro é necessário entender quais são os conceitos básicos dele.

Afinal, com o conhecimento sobre o que é essa forma de publicidade, o que é permitido fazer e como a OAB entende o seu uso na advocacia, fica mais fácil incorporar ela no dia a dia.

Então, vamos conferir os pontos principais do assunto!

2.1) O que é Marketing de Conteúdo?

🤓 O marketing de conteúdo é uma estratégia de produção e divulgação de conteúdos destinados ao público-alvo. No meio jurídico, ele é voltado a advogados, clientes e outras pessoas que atuam no Direito.

Essa forma de publicidade está prevista até mesmo no Provimento n. 205/2021:

Art. 2º Para fins deste provimento devem ser observados os seguintes conceitos:

II - Marketing de conteúdos jurídicos: estratégia de marketing que se utiliza da criação e da divulgação de conteúdos jurídicos, disponibilizados por meio de ferramentas de comunicação, voltada para informar o público e para a consolidação profissional do(a) advogado(a) ou escritório de advocacia;” (g.n.)

A grande “sacada” do marketing de conteúdo é justamente a apresentação de soluções para as necessidades das pessoas. 😉

A ideia é posicionar o advogado como uma referência na sua área de atuação, com as informações disponibilizadas nas postagens, especialmente em publicações nas plataformas digitais e redes sociais.

Muitos clientes chegam até os escritórios por indicação e atualmente é normal a pessoa procurar pelos profissionais na internet.

🤔 “Mas Alê, como o marketing de conteúdo jurídico me ajuda nessa questão?”

Simples: ao divulgar informações úteis, de qualidade e que sejam do interesse das pessoas que consomem, você atrai a atenção de uma maneira orgânica.

E de quebra também ajuda os seguidores e potenciais clientes a ter uma luz sobre como resolver seus problemas jurídicos. 🤗

É isso que traz o reconhecimento do seu perfil como autoridade e ajuda a construir confiança nas pessoas. Aí quando elas precisarem de um advogado, vão lembrar de você!

2.2) Advogados podem usar o Marketing de Conteúdo?

🧐 Um receio natural que pode surgir é sobre qual a posição da OAB: se os advogados podem usar o marketing de conteúdo ou se isso é proibido pelas normas da Ordem.

A boa notícia é que ele é totalmente permitido, desde que sejam respeitadas as regras e as limitações aplicáveis à publicidade na advocacia em geral.

Ou seja, se o advogado utilizar elementos de um marketing de conteúdo ético, com caráter informativo, discreto e sóbrio, é perfeitamente possível fazer uso dele. ✅

Mas o uso de expressões persuasivas ou outras formas de captar clientela e mercantilizar a profissão são proibidos, o que exige atenção na hora de produzir os conteúdos para as suas páginas, ok?

Dar uma olhadinha no que dizem as regras da OAB é fundamental, então não deixe de conferir as decisões dos TEDs e também o que dizem as seguintes normas:

  • Lei n. 8.906/1994 (Estatuto da OAB);
  • Resolução n. 02/2015 (Código de Ética e Disciplina);
  • Provimento n. 205/2021 do CFOAB.

📜 A única dessas regras que menciona diretamente o marketing de conteúdo jurídico é o Provimento n. 205/2021. Mas isso não quer dizer que você deve ignorar o que dizem o Estatuto e o Código de Ética.

Porque todas as normas trazem determinações importantes sobre a publicidade na advocacia, em especial o que pode ou não ser feito pelos advogados dentro da estratégia.

⚖️ Em relação ao que está no Provimento n. 205/2021, ele não traz apenas a definição de marketing de conteúdo jurídico que você conferiu no tópico anterior. Também existe, no art. 4º, a expressa permissão de uso dele pelos advogados:

“Art. 4º No marketing de conteúdos jurídicos poderá ser utilizada a publicidade ativa ou passiva, desde que não esteja incutida a mercantilização, a captação de clientela ou o emprego excessivo de recursos financeiros, sendo admitida a utilização de anúncios, pagos ou não, nos meios de comunicação, exceto nos meios vedados pelo art. 40 do Código de Ética e Disciplina e desde que respeitados os limites impostos pelo inciso V do mesmo artigo e pelo Anexo Único deste provimento.” (g.n.)

Ou seja, o marketing de conteúdo jurídico não somente é autorizado, como também é permitido o uso de anúncios, pagos ou não, desde que não sejam empregados valores excessivos.

Além disso, o Anexo Único do mesmo Provimento n. 205/2021 ainda informa quais devem ser as diretrizes da produção de conteúdos pela advocacia:

Criação de conteúdo, palestras, artigos; Deve ser orientada pelo caráter técnico informativo, sem divulgação de resultados concretos obtidos, clientes, valores ou gratuidade.

Então, desde que os advogados respeitem os limites impostos à publicidade na advocacia, o marketing jurídico de conteúdo (sóbrio, discreto e informativo) é permitido! 😊

Não dá para esquecer, na hora de elaborar os seus materiais, de observar as restrições e orientações presentes no art. 39 e seguintes do Código de Ética e Disciplina. Sem contar nas disposições sobre ética profissional no Estatuto da OAB.

Ficando de olho nessas questões, dá para produzir um ótimo marketing de conteúdo jurídico sem ter problemas com a Ordem, o que traz muitas vantagens.

3) Vantagens do Marketing de Conteúdo Jurídico

Quando o assunto está em discussão, não é difícil encontrar quem pergunte: por que eu devo usar marketing de conteúdo para advogados? 🤔

Os motivos para esse questionamento são vários, mas um dos maiores é a dificuldade de conciliar a advocacia com a publicidade. As estratégias do marketing jurídico ainda são colocadas em segundo plano diante da rotina, como mostrou o Censo Jurídico 2023.

Afinal, reconheço que muitas vezes é complicado cumprir todas as tarefas do dia e ainda sobrar tempo (e disposição) para outras atividades.

🤗 Só que as vantagens do marketing de conteúdo jurídico são tantas que vale a pena fazer uma força extra e conciliar a produção de materiais de publicidade com a sua atuação no dia a dia. Olha só apenas algumas delas:

  • Demonstrar para quem tem contato com suas publicações que você domina aquela área do Direito;
  • Atrair clientes de forma ética;
  • Se posicionar como uma autoridade no seu campo de atuação;
  • Passar confiança para pessoas que se interessam ou precisam dos serviços da advocacia;
  • Apresentar soluções para problemas que muitos têm;
  • Mostrar informações de interesse para as pessoas que visitam suas páginas.

Uma consequência de todos os atrativos do marketing de conteúdo jurídico é a capacidade de aumentar seu alcance e a clientela.

Vamos lembrar que um dos maiores desafios da advocacia é conquistar novos clientes e fechar contratos para manter ou ampliar o escritório, certo? 😉

É por esse motivo que muitos advogados acabam escorregando nas normas sobre publicidade e tem problemas com os Tribunais de Ética e Disciplina da OAB.

Só que ao incorporar o marketing de conteúdo jurídico de forma correta e eficiente na sua estratégia, o fluxo é invertido: os clientes vão até você!

“Por que Alê?”

😍 Justamente pela consequência das vantagens: se posicionar como autoridade, criar confiança e apresentar soluções para os problemas das pessoas. Esse é o grande “pulo do gato” do marketing jurídico para advogados.

4) 7 Dicas para Dominar o Marketing de Conteúdo Jurídico

Agora que você já conferiu o conceito, as normas e as vantagens do marketing de conteúdo jurídico, chegou a hora das dicas.

Vou mostrar para você 7 sugestões para dominar essa forma de publicidade na advocacia e aproveitar o máximo possível, dentro das normas da OAB.

Como quero trazer muitas dicas práticas, vou citar alguns exemplos do dia a dia para facilitar o entendimento, ok? 😉

4.1) Fique longe do juridiquês

Uma das maiores barreiras que afastam os leigos e dificultam a publicidade da advocacia é a linguagem. Essa é uma tecla que eu bato há muito tempo (e vou continuar batendo).

A forma que o advogado se comunica com a audiência (clientes, interessados, colegas etc.) é extremamente importante. E isso se aplica também nas publicações feitas nas redes sociais ou em outras plataformas.

⚠️ Então, fique longe do juridiquês!

Produza os seus conteúdos da forma mais simples, didática e objetiva possível, para atingir o maior número de pessoas.

Inclusive, até quando você estiver escrevendo para sites jurídicos, voltados aos profissionais do Direito, minha sugestão é: mantenha esse estilo.

Não precisa escrever de maneira difícil para alcançar o sucesso, e o Desmistificando é a comprovação disso. Sempre busco ser objetiva, simples e direta nos artigos que publico.

Muitos advogados se esquecem que ao produzir conteúdos, o objetivo é conseguir alcançar e prospectar mais clientes na internet.

🧐 O que isso significa? Que o artigo, o vídeo, a publicação e qualquer outra forma de comunicação tem que ser direcionada para as pessoas que você busca atingir, na procura por mais contratos.

Falar ou escrever de uma forma difícil, cheia de termos jurídicos e técnicos, não traz bons resultados…

Alguns fazem isso de forma automática, outros acreditam que vão impressionar as pessoas com essa atitude, mas, na verdade, o que acontece é o contrário.

Se o seu cliente (atual ou em potencial) não entender o que você está falando ou escrevendo, como ele vai confiar em você e acreditar que você é uma autoridade no assunto?

Não tem como, né! ❌

Já quando seu marketing de conteúdo jurídico tem uma linguagem simples, que facilita a compreensão do tema pelas pessoas, elas entendem o assunto e compreendem que você está apresentando uma solução para os problemas delas.

Então, nada de juridiquês, ok?

4.2) Frequência de publicação

Um erro grave de quem começa a produzir conteúdos é não publicar com frequência nas plataformas, ou fazer publicações sem dias e horários já definidos anteriormente. 📝

A constância nas postagens dos seus materiais é fundamental e essencial para o sucesso da sua estratégia de marketing jurídico.

Inclusive, no artigo 10 coisas que aprendi com meu blog jurídico, destaquei o quanto a frequência de publicações é importante, a ponto de ter salvo o Desmistificando em um momento complicado…

🤔 “E o que você sugere para eu estabelecer uma rotina de publicação, Alê?”

Primeiro, defina uma frequência de postagens dentro da sua realidade, levando em conta sua rotina, o trabalho com a advocacia e o tempo disponível para a produção de conteúdo.

Cada pessoa tem um dia a dia diferente e nem todos contam com tempo livre para essas tarefas. Porém, recomendo que ao menos uma meta mínima seja traçada, com uma viabilidade garantida. 😊

Não é necessário postar todo dia e toda hora, mas a frequência precisa ser mantida de acordo com o planejamento. Se são 2 publicações por semana, 1 ou 5, isso deve ser observado conforme a sua rotina.

Não existe uma “receita de bolo” que serve para todos e nem um número ideal de postagens, porque cada advogado tem uma realidade diferente. 🤗

Minha dica é: estabeleça a sua meta, respeite a frequência de publicações e se adeque as suas possibilidades, com atenção também ao tipo de conteúdo produzido.

Se você está muito ocupado e acredita que nunca vai ter tempo para isso, recomendo a leitura do meu artigo “Marketing Jurídico Eficaz para Advogados Sobrecarregados”.

4.3) Calendário de Publicações

Lado a lado com a frequência de postagens está o calendário de publicações, com as informações sobre temas, dias de produção e programação semanal/mensal. 🗓️

A organização aqui é a palavra-chave!

Não dá para produzir um marketing de conteúdo de qualidade na internet sem se organizar para fazer isso. Aí entra o calendário: uma ferramenta para lhe ajudar nessa tarefa de produção dentro de uma frequência estabelecida.

Você pode aproveitar recursos disponíveis para isso, como a agenda do seu trabalho, a do Google, uma planilha no Excel, plataformas como o Trello ou até uma folha de papel.📝

Conseguindo organizar o seu calendário de publicações de maneira satisfatória, o formato não importa!

“Alê, mas o que eu coloco no meu calendário?”

👉🏻 Olha, cada caso é um caso e existem diferenças significativas em relação ao conteúdo produzido ou a realidade do advogado. Mas, posso dar algumas sugestões de itens para constar no seu calendário de publicações:

  • Dias e horários para publicar;
  • Tema do conteúdo;
  • Palavras-chaves;
  • Fontes de pesquisa;
  • Estrutura do texto (pauta);
  • Imagem a ser publicada;
  • Hashtags;
  • Entre outros.

Com essas informações à disposição, organizadas no calendário, o bloqueio criativo fica menos frequente e a vontade de procrastinar diminui bastante!

4.4) Domínio do SEO

O advogado também precisa dominar o básico do SEO (Search Engine Optimization), a Otimização para Mecanismos de Busca na internet.

🤓 Ela nada mais é que um conjunto de técnicas, métodos e estudos com o objetivo de melhorar o ranqueamento das suas publicações nos principais mecanismos de busca, como Google, Yahoo, Bing etc.

Sei que isso não costuma ser muito a praia dos advogados, mas é necessário conhecer o mínimo para se destacar em meio ao mar de informações disponíveis.

Afinal, o marketing de conteúdo jurídico aliado a uma estratégia eficiente de SEO é fundamental para gerar tráfego para o seu site e fazer com que o cliente chegue até você por meio das pesquisas.

Inclusive, eu utilizo as técnicas de SEO nas minhas publicações, identificando as palavras-chave mais procuradas para antecipar o que as pessoas buscam.

Por esse motivo, as minhas páginas ficam melhor posicionadas no Google e mais leitores têm acesso aos meus artigos quando fazem as suas buscas. Interessante, né? 😉

4.5) Produza conteúdo de qualidade para seus potenciais clientes

Por mais que você respeite a frequência, faça um calendário, escreva de forma simples e domine o SEO, de nada adianta se o seu conteúdo não for de qualidade, voltado para os seus potenciais clientes.

🧐 É necessário prestar muita atenção nisso, para não ter resultados desfavoráveis na elaboração e aplicação da sua estratégia.

Em primeiro lugar, para produzir um conteúdo de qualidade, recomendo que dê preferência a assuntos da sua área de atuação. O motivo é muito simples: você vai abordar um tema que já conhece, tem mais afinidade e trabalha na prática.

Tudo isso faz a produção ficar muito mais fácil, porque as informações, as dores e as soluções estão mais próximas da sua realidade.

E tem mais uma coisa…

Qual o sentido de produzir conteúdo sobre uma área que você não atua? A não ser que você deseje expandir a oferta de serviços para um novo campo do Direito, não existe razão para isso. ❌

O objetivo é pensar no seu cliente, nas pessoas que você deseja atrair para sua advocacia, para novos contratos.

Então, produza um conteúdo destinado a sua área de atuação, para atingir a sua clientela em cheio, e priorize a qualidade. Não poste apenas por postar, porque isso é um grande erro.

O marketing de conteúdo jurídico precisa de planejamento, estudo, preparação, atualização e análise. Deve ter informações corretas, destinadas a orientar as pessoas que visualizarem a publicação. 🤗

Por isso é tão importante pesquisar o assunto da sua postagem em sites, livros, artigos, doutrinas, jurisprudência, vídeos e qualquer outra fonte confiável. É isso que faço aqui no Desmistificando, para trazer o melhor para os leitores.

Desde o calendário de publicações, até a identificação de palavras-chave, fontes e estrutura, tudo isso é preparação. Só depois começo a escrever, sempre pensando na qualidade do conteúdo.

Dá trabalho? Com certeza!

Mas para entregar um conteúdo de qualidade, inteligente e informativo, é necessário investir tempo. No final, tudo vale a pena, porque você consegue atingir as pessoas que deseja e gera uma confiança com as publicações. ✅

4.6) Compartilhe o conteúdo em diferentes plataformas

Para aumentar ainda mais o alcance do seu marketing de conteúdo jurídico, sugiro que compartilhe as publicações em diferentes plataformas. Existem várias opções e versões, gratuitas ou pagas, para fazer isso.

Aliás, na hora de escolher qual é a que mais se encaixa nas suas necessidades e objetivos, também tem uma dica!

👉🏻 Primeiro, sugiro que você defina o formato do seu conteúdo, que pode ser:

  • Artigo;
  • Post;
  • Podcast;
  • Vídeo.

Na hora de decidir o formato, é interessante dar preferência aos mais consumidos pelo seu público-alvo, porque assim você aumenta as chances de alcançar as pessoas desejadas com seus conteúdos.

Sei que a maioria dos advogados prefere o formato escrito, mas recomendo que também teste produzir conteúdo em áudio e vídeo (que é o formato preferido do público).

Por mais que os primeiros não fiquem da forma como você queria, vale a pena insistir e ir pegando intimidade com a câmera ao longo do tempo! 😉

Com o formato definido, é importante pensar nas plataformas que vão receber os seus conteúdos. Hoje em dia, existem muitas opções, sendo as principais:

  • Redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, TikTok);
  • Blogs profissionais (seja do próprio advogado ou de terceiros);
  • Sites jurídicos (JusBrasil, Conjur, Migalhas etc.);
  • Plataformas de vídeo (Youtube);
  • Streamings de áudio (Spotify, Deezer etc.).

⚠️ Mas, é importante ficar de olho em combinar o formato do seu conteúdo com a plataforma certa, em que seus clientes estão!

Por exemplo, redes sociais como o Instagram ou Facebook permitem usar vídeos curtos e posts escritos, mas um vídeo mais longo cai melhor no YouTube.

Ainda é possível aproveitar uma postagem em outros lugares. Um post no LinkedIn pode ser repaginado como um artigo em um site jurídico, entre outras alternativas.

São muitas possibilidades, mas uma boa pesquisa, identificar as pessoas que consomem o seu conteúdo e se dedicar a plataforma mais adequada são passos fundamentais para produção de materiais inteligentes, com criatividade.

Ah! O WhatsApp não é uma boa alternativa para o marketing de conteúdo jurídico, viu? O advogado até pode fazer publicidade nessa plataforma, mas as restrições são muito grandes e existem opções mais eficientes.

Diferentes redes sociais, dificuldade de se expor, falta de engajamento, normas da OAB…

O Marketing Jurídico ainda é um desafio para muitos advogados.

Mas afinal, existe uma fórmula garantida para atrair clientes na internet?

É claro que existe!

Eu compilei todo meu conhecimento de mais de 10 anos trabalhando com marketing jurídico digital e produção de conteúdo jurídico na internet em um guia: o ebook Marketing Jurídico Vencedor: Como Atrair Clientes Online

Meu objetivo com o livro é ensinar a você uma fórmula garantida para que os clientes encontrem você, sempre respeitando as normas da OAB!

Este ebook traz pra você os 5 Pilares da Prospecção Online

  1. Estratégias para você se destacar online e ser encontrado pelos seus clientes
  2. As novas regras de marketing jurídico da OAB
  3. Marketing Jurídico orgânico: branding, site, SEO, redes sociais, produção de conteúdo, cartão de visitas, WhatsApp, correio eletrônico e mais!
  4. Marketing Jurídico pago: como chegar aos clientes com anúncios de forma ética e eficiente
  5. Tudo o que você precisa para montar e ter sucesso com um escritório de Advocacia digital

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4.7) Esteja atento aos resultados

A última dica do artigo de hoje é: fique atento aos resultados das suas publicações e monitore como está sendo a aceitação pelo seu público.

🤓 Essa é a forma mais segura de saber se o seu marketing de conteúdo está jurídico está no caminho certo. Curtidas, comentários, visualizações e o contato direto com as pessoas que veem seus posts são formas de conferir isso.

Deixar de acompanhar os resultados é um equívoco grave por dois motivos. O primeiro é que você pode estar deixando passar bons feedbacks e o segundo é que sempre existe a possibilidade de você estar se dedicando a produção de materiais que não estão rendendo.

Ou seja, uma perda de tempo, dinheiro e energia em conteúdos que não performam bem quando publicados.

“Alê, existem ferramentas para me ajudar nisso?” 🤔

Sim! O Google tem ótimos recursos em sites que permitem monitorar os resultados de publicações.

O Google Analytics fornece informações de visitas a sua página, tráfego, tempo e taxas de permanência ou rejeição, entre outros dados relevantes para a sua análise.

Já o Google Search Console é uma ferramenta que informa qual a posição do seu site nas páginas de resultados do mecanismo de busca. Além disso (e principalmente), ele também indica problemas no site, número de acessos, velocidade, usabilidade e outros elementos.

Essas informações são muito valiosas para acompanhar como seus conteúdos têm se saído na internet e aperfeiçoar a estratégia de marketing da sua advocacia. 🤗

Ah! Antes de encerrar, quero aproveitar para deixar mais uma sugestão: acabei de publicar um artigo sobre o cartão de visita digital dos advogados.

Nele, expliquei tudinho sobre mais essa possibilidade de publicidade na advocacia, mostrando as regras, o que pode e não pode estar nos cartões, além de muitas dicas práticas. Depois, dá uma conferida porque vale a pena, ok? 😉

5) Não há Marketing Jurídico sem Conteúdo!

O marketing de conteúdo jurídico é uma peça fundamental da publicidade na advocacia, que não pode ser deixada de lado. É muito importante entender, analisar e aplicar as melhores estratégias para a sua atuação.

Afinal, as regras da OAB estão aí com muitas limitações e toda oportunidade de deixar seu perfil em destaque para atrair mais clientes deve ser aproveitada.

🤓 Por esse motivo, escrevi o artigo de hoje sobre o marketing de conteúdo para advogados, comentando os principais tópicos do tema!

Comecei explicando para você quais os conceitos básicos e as regras da OAB. Isso permitiu entender que a Ordem autoriza esse tipo de publicidade e que ela é uma forma interessante de passar informações ao mesmo tempo em que atrai clientes.

Depois, listei as vantagens do marketing de conteúdo jurídico, mostrando o que os advogados têm a ganhar com o uso dele. ✅

Em especial, são pontos favoráveis a notoriedade, a construção de uma posição de autoridade na sua área e a perspectiva de conseguir mais contratos.

Para encerrar, apresentei 7 dicas para dominar o Marketing de Conteúdo Jurídico.

👉🏻 Elas foram: ficar longe do juridiquês, manter uma frequência de publicações, elaborar um calendário de postagens, dominar o SEO, produzir conteúdo de qualidade, compartilhar seu material em diferentes plataformas e ficar atento às métricas.

Com isso, espero ter conseguido apresentar um pouquinho desse universo tão apaixonante do marketing de conteúdo. Vocês sabem que sou fã desse tipo de estratégia, por isso recomendo que coloque em prática e depois venha me contar os resultados!

Aliás, aproveita para conferir o ebook Marketing Jurídico Vencedor: Como Atrair Clientes Online. Ele é um verdadeiro guia para produzir conteúdos inteligentes e que atraem pessoas realmente interessadas em contratar os serviços.

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Fontes

Além dos conteúdos já citados e linkados ao longo deste artigo, também foram consultados:

Provimento n. 205/2021 - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

Estatuto da Advocacia e da OAB - Lei n. 8.906/1994

Resolução n. 02/2015 - Código de Ética e Disciplina da OAB

Marketing de conteúdo para advogados: o que é, como funciona e como utilizar

Como planejar o marketing de conteúdo jurídico? Descubra!

Alessandra Strazzi

Alessandra Strazzi

Advogada por profissão, Previdenciarista por vocação e Blogueira por paixão.

OAB/SP 321.795

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