Advogado Pode Impulsionar Publicação? Guia Prático OAB

Revelamos como os advogados podem impulsionar publicações como forma de marketing jurídico sem serem penalizados pela OAB. Confira agora.

por Alessandra Strazzi

28 de maio de 2024

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Resumo

Por muito tempo, questionaram se advogado poderia impulsionar publicação. Ou seja, investir em tráfego pago para que suas postagens sejam mostradas para mais pessoas nas redes sociais e no Google.

A boa notícia é que o Provimento n. 205/2021 passou a autorizar expressamente essa estratégia super interessante de marketing jurídico.

Para te ajudar a patrocinar os posts do seu escritório sem erro, neste artigo explicamos como funciona o impulsionamento, quais são as regras da OAB sobre o assunto e compartilhamos 3 exemplos práticos de como usar essa funcionalidade.

1) O que é impulsionar publicação?

🧐 Muitos advogados têm dúvidas sobre o que é impulsionar publicação e quais são os limites que as novas regras da OAB sobre marketing jurídico impõem nesse caso.

Para começar, é fundamental entender o conceito, para depois conferir o que a Ordem determina quanto a esse tema. Assim dá para conseguir bons resultados e alcançar objetivos interessantes.

Em relação ao impulsionamento de publicações, uma definição bem simples é que se trata do investimento em patrocínio de posts ou páginas para que mais pessoas na internet e nas redes sociais vejam elas. 🤓

Ou seja, é uma forma de aumentar o alcance dos seus perfis e conteúdos com tráfego pago, investindo para trazer mais acessos às postagens. Isso tudo seguindo uma linha de publicidade ativa para a advocacia.

Sabe quando você está no Instagram e de repente aparece um anúncio de um produto relacionado às suas pesquisas ou de um post de algum perfil profissional?

Então, esses são exemplos de impulsionamento das publicações nas redes sociais, o que também pode acontecer em ferramentas de pesquisa como o Google (pelo Google Ads) e em outras plataformas.

🤔 “Alê, mas por que impulsionar as publicações?”

Existem várias vantagens, mas a principal é ser mais visto na internet e aumentar o número de pessoas em contato com o seu conteúdo. A consequência disso é uma maior possibilidade de transformar visitantes das páginas em clientes.

A ampliação do alcance em relação ao leque de usuários de redes sociais ou de quem está nas ferramentas de busca é um grande diferencial e um enorme atrativo justamente por esse motivo: “turbinar” os números de acessos de postagens, páginas ou sites.

E aí é que entra a grande sacada dessa oportunidade em relação à advocacia: aparecer mais!😉

Afinal, um dos maiores desafios enfrentados pela classe é prospectar mais clientes usando todas as possibilidades de publicidade permitidas, sem violar as normas éticas da OAB. Ser visto por mais pessoas é uma maneira de melhorar as chances de novas contratações.

2) Advogado pode impulsionar publicação?

Sim, o advogado pode impulsionar publicação nas redes sociais, páginas da internet e nas ferramentas de busca!

Essa é uma dúvida muito comum da advocacia em relação ao impulsionamento, patrocínio e tráfego pago em geral. Como as normas da OAB em relação à publicidade são bem rigorosas, não é difícil encontrar quem fique com o pé atrás com essa questão.

Mas, desde que observados os limites e respeitadas as normas éticas aplicáveis ao marketing jurídico em geral, o advogado pode impulsionar a publicação. 🤗

Isso é uma excelente oportunidade para a advocacia, que pode explorar um caminho interessante e permitido, diante de tantas restrições presentes nas regras gerais sobre a publicidade.

Diferentes redes sociais, dificuldade de se expor, falta de engajamento, normas da OAB…

O Marketing Jurídico ainda é um desafio para muitos advogados.

Mas afinal, existe uma fórmula garantida para atrair clientes na internet?

É claro que existe!

Eu compilei todo meu conhecimento de mais de 10 anos trabalhando com marketing jurídico digital e produção de conteúdo jurídico na internet em um guia: o ebook Marketing Jurídico Vencedor: Como Atrair Clientes Online

Meu objetivo com o livro é ensinar a você uma fórmula garantida para que os clientes encontrem você, sempre respeitando as normas da OAB!

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  2. As novas regras de marketing jurídico da OAB
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3) O que dizem as normas da OAB sobre impulsionamento de publicação por advogado?

A autorização expressa fundamentando que o advogado pode impulsionar publicação está no Provimento n. 205/2021. Essa importante norma da OAB sobre a publicidade na advocacia traz, em dois momentos, disposições no assunto.

📜 O primeiro deles é logo no início da normativa, nos arts. 4º e 5º, e o segundo é uma determinação no Anexo Único.

Dá uma conferida:

“Art. 4º No marketing de conteúdos jurídicos poderá ser utilizada a publicidade ativa ou passiva, desde que não esteja incutida a mercantilização, a captação de clientela ou o emprego excessivo de recursos financeiros, sendo admitida a utilização de anúncios, pagos ou não, nos meios de comunicação, exceto nos meios vedados pelo art. 40 do Código de Ética e Disciplina e desde que respeitados os limites impostos pelo inciso V do mesmo artigo e pelo Anexo Único deste provimento.

Art. 5º A publicidade profissional permite a utilização de anúncios, pagos ou não, nos meios de comunicação não vedados pelo art. 40 do Código de Ética e Disciplina. (…)

Anexo Único - Patrocínio e impulsionamento nas redes sociais: Permitido, desde que não se trate de publicidade contendo oferta de serviços jurídicos. ” (g.n.)

Então, essas normas da OAB permitem expressamente que o advogado impulsione as publicações, investindo em anúncios ou patrocínios.

Só não dá para ignorar que mesmo com essa autorização, existem limites que precisam ser observados, para evitar dores de cabeça e problemas éticos.

Afinal, as próprias regras trazem previsões muito claras que impõem restrições ao impulsionamento. O patrocínio não pode configurar a mercantilização da profissão, a captação de clientela e nem abusar de recursos financeiros. 🧐

Além disso, deve seguir também as normas sobre publicidade na advocacia, mantendo o caráter sóbrio, informativo e profissional, sem ostentação ou autopromoção.

E ainda tem mais um detalhe: o art. 4º do Provimento n. 205/2021 determina que o impulsionamento só pode ser feito nos meios de comunicação não vedados pelo art. 40 do Código de Ética e Disciplina da OAB.

Ou seja, os anúncios patrocinados de publicações não podem ser feitos no rádio, cinema, televisão, outdoors, muros, junto com outras atividades, configurando a captação de clientela, entre outras restrições. ❌

É bom conferir o art. 40 do CED na íntegra, para ter fresquinho na cabeça quais os meios de veiculação de publicidade proibidos pela Ordem:

“Art. 40. Os meios utilizados para a publicidade profissional hão de ser compatíveis com a diretriz estabelecida no artigo anterior, sendo vedados:

I - a veiculação da publicidade por meio de rádio, cinema e televisão;

II - o uso de outdoors, painéis luminosos ou formas assemelhadas de publicidade;

III - as inscrições em muros, paredes, veículos, elevadores ou em qualquer espaço público;

IV - a divulgação de serviços de advocacia juntamente com a de outras atividades ou a indicação de vínculos entre uns e outras;

V - o fornecimento de dados de contato, como endereço e telefone, em colunas ou artigos literários, culturais, acadêmicos ou jurídicos, publicados na imprensa, bem assim quando de eventual participação em programas de rádio ou televisão, ou em veiculação de matérias pela internet, sendo permitida a referência a e-mail;

VI - a utilização de mala direta, a distribuição de panfletos ou formas assemelhadas de publicidade, com o intuito de captação de clientela” (g.n.)

⚠️ Ah! Outro cuidado é com o que diz o Anexo único sobre a matéria. Isso, já que ele permite o patrocínio e o impulsionamento nas redes sociais, mas veda a publicidade envolvendo oferta de serviços jurídicos.

Observando todos esses pontos, é possível impulsionar as publicações sem maiores problemas, explorando ao máximo essa oportunidade.

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4) Exemplos de publicação impulsionada de acordo com as normas

“Alê, mas como essas regras funcionam na prática?”

🤓 Essa é uma pergunta muito pertinente, porque as normas da OAB de fato trazem determinações que são melhor compreendidas quando aplicadas a situações práticas.

Então, vou trazer aqui para você 3 exemplos de publicações impulsionadas seguindo as regras da Ordem, para ficar mais tranquilo de entender. Vou mostrar como elas funcionam com:

  • Um artigo em blog;
  • Uma postagem no Instagram; e
  • Uma live no YouTube.

Assim você pode conferir como é feito o impulsionamento no dia a dia, com base em cenários práticos, além de tirar algumas ideias para suas próprias postagens e perfis.

Mas, antes disso, quero deixar aqui uma dica de um artigo que publiquei recentemente sobre uma calculadora de férias.

Escrevi sobre essa ferramenta trabalhista para ajudar quem não advoga com frequência na área ou para quem deseja expandir a atuação para esse campo do Direito. E ele está recheado de informações relevantes para você.

Tem o passo a passo de como fazer o cálculo, de como usar a calculadora no dia a dia e ainda a sugestão para conhecer o software completo do CJ. Não deixa de dar uma conferida depois, porque vale a pena! 😉

4.1) Artigo em blog

O primeiro exemplo para mostrar como o advogado pode impulsionar publicação é o impulsionamento de um artigo em blog jurídico, com o objetivo de atrair mais leitores e, como consequência, aumentar a possibilidade de conquistar novos clientes.

Então, imagine que um advogado escreva um post no seu site sobre a aposentadoria por idade híbrida, porque oferece esse tipo de serviço no escritório. 📝

Alguns colegas que visitaram o blog elogiaram o conteúdo, assim como alguns leitores deixaram comentários no mesmo sentido.

Mas, o alcance com o tráfego orgânico (pessoas que visitaram o post naturalmente, sem qualquer impulsionamento) foi baixo e o advogado desejava que mais pessoas pudessem acessar aquela publicação.

Essa intenção era visando não somente mais acessos, como também possíveis novas contratações futuras.

🤗 Ah! Isso sem contar o estabelecimento como autoridade no assunto, uma das maiores vantagens do marketing de conteúdo jurídico.

Por esse motivo, o advogado decidiu investir em anúncios para impulsionar a publicação do artigo, com patrocínio no Google Ads e em outras ferramentas para esta finalidade.

Como o conteúdo publicado no blog tem caráter informativo, é sóbrio, traz informações de interesse do público em geral e segue as normas da OAB, o impulsionamento é permitido!

4.2) Postagem no Instagram

Outro exemplo interessante de situação em que o advogado pode impulsionar publicação é uma postagem no Instagram, para, entre outras possibilidades, trazer explicações sobre os requisitos dos benefícios previdenciários para os usuários da rede social. 🧐

Imagine que uma advogada deseja fazer um post no formato de carrossel no Insta, destacando algumas prestações do INSS com as quais trabalha no escritório.

👉🏻 Para isso acontecer, ela faz uma rápida pesquisa e define que vai produzir um conteúdo com os seguintes benefícios:

Então, produz o material com artes de cada um deles, assim como uma legenda com os requisitos detalhados e uma chamada para ação ao final, direcionando os leitores para um formulário.

Para aumentar ainda mais o alcance, já que a postagem ficou bastante completa e com potencial de ter bons resultados, a advogada impulsiona a publicação.

Além de divulgar nos perfis das próprias redes sociais do escritório, ela ainda aparece com anúncios pagos no Instagram e em outras plataformas. Isso aumenta o tráfego pago, o que em conjunto com o orgânico (natural, sem patrocínio), traz mais visibilidade para o post.

Um ótimo exemplo de como aplicar bem o dinheiro do escritório no investimento em publicidade paga! 💰

Ah! Outra coisa…

Aqui mostrei a situação prática de uma postagem no Instagram, mas vale também para publicações em outras redes sociais como o Facebook ou LinkedIn. O que importa é observar os limites e turbinar o seu perfil, ok?

4.3) Impulsionamento de live no YouTube

😊 O terceiro e último exemplo de como o advogado pode impulsionar publicação é o de investir em anúncios para divulgar uma live no YouTube.

“Mas Alê, a OAB permite que a advocacia faça publicidade dessa forma?”

Sim! O mesmo Anexo Único do Provimento n. 205/2021 garante a possibilidade do advogado participar em lives no YouTube, respeitadas as demais regras do marketing jurídico e as normas do Código de Ética e Disciplina.✅

Olha só:

“Lives nas redes sociais e Youtube: É permitida a realização de lives nas redes sociais e vídeos no Youtube, desde que seu conteúdo respeite as normas do Código de Ética e Disciplina e do presente provimento.” (g.n.)

Essa é uma ótima oportunidade de você produzir um conteúdo audiovisual e aparecer para a sua audiência, inclusive para os potenciais clientes.

Afinal, além da imagem, ainda tem o áudio e as interações com o público da live, que podem enviar perguntas ou fazer outras contribuições. As parcerias com outros profissionais da área, ou até de outros campos, também são interessantes.

Então, dá para pensar em um bom roteiro, com participação de outros advogados, falando sobre um assunto de interesse da audiência. Por exemplo, debatendo o que entra no cálculo da renda per capita do benefício assistencial. 🤓

Para chamar ainda mais atenção dos usuários do YouTube, dá para patrocinar anúncios e impulsionar a live. Sem contar na possibilidade de deixar ela salva no canal, gerando mais visualizações e acessos.

Por falar nisso…

Acabei de publicar um artigo completo sobre o YouTube para advogados com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. 🤗

Nele, eu mostro pas normas da OAB na matéria, dou dicas práticas, trago exemplos de como funciona essa forma de publicidade na advocacia e deixo as informações mais importantes em evidência.

Não deixa de dar uma olhada depois e me conta o que achou nos comentários aqui embaixo, ok?

Conclusão

🧐 Impulsionar publicação é fundamental para um bom planejamento e elaboração de estratégias de marketing jurídico da melhor forma possível.

Acontece que como quase tudo que envolve a publicidade na advocacia, essa é uma questão que gera dúvidas em quem advoga. Afinal, as restrições existem e infringir as normas éticas pode dar muita dor de cabeça.

Por esse motivo, decidi escrever o artigo de hoje e analisar com você esse assunto que é bastante relevante. 🤓

Para começar, expliquei o que é impulsionar publicação, mostrando para você que essa atitude é o investimento em anúncios e patrocínios de postagens, com o objetivo de divulgar o seu conteúdo para mais pessoas na internet ou nas redes sociais.

Na sequência, respondi que o advogado pode impulsionar conteúdos, já que essa forma de marketing jurídico está devidamente prevista nas normas da OAB. ⚖️

Mas, também fiz a ressalva que existem limites para essa maneira de publicidade ativa na advocacia. Entre eles, a não caracterização de mercantilização, não configurar captação de clientela e ainda manter o caráter informativo, sóbrio das postagens.

Para deixar mais tranquilo entender como tudo isso funciona na prática, mostrei 3 exemplos de publicação impulsionada de acordo com as normas da Ordem. Um de artigo em blog, a outra de uma postagem no Instagram e ainda de uma live no YouTube.

Com todas essas informações, espero lhe ajudar na tarefa de desvendar e aproveitar tudo que o impulsionamento de publicações permite aos advogados.

E não esqueça de conferir o ebook Marketing Jurídico Vencedor: Como Atrair Clientes Online.

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Fontes

Além dos conteúdos já citados e linkados ao longo deste artigo, também foram consultados:

Provimento n. 205/2021 - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

Estatuto da Advocacia e da OAB - Lei n. 8.906/1994

Resolução n. 02/2015 - Código de Ética e Disciplina da OAB

Alessandra Strazzi

Alessandra Strazzi

Advogada por profissão, Previdenciarista por vocação e Blogueira por paixão.

OAB/SP 321.795

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