INFBEN: Conheça a tela de informações do benefício do INSS ?

✅INFBEN é um documento que traz as informações do benefício previdenciário de um segurado. Confira explicações detalhadas sobre o INFBEN

por Alessandra Strazzi

25 de julho de 2017

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Se o seu cliente tem (ou já teve) um benefício previdenciário, é essencial que você requeira o INFBEN para estudar o seu caso.

O que é o INFBEN – Conceito

INFBEN é um documento que traz as informações do benefício previdenciário de um segurado.

Ele é uma das telas do Plenus (ou Plenus-CV3), que é um software de consulta de i nformações cadastrais dos beneficiários da Previdência Social , inclusive vencimentos (somente relativos ao último ano), além de dados técnicos sobre os benefícios concedidos.

Um mesmo segurado pode ter mais de um INFBEN , se ele receber (ou já tiver recebido) mais de um benefício.

Por exemplo: dois auxílios-doença em momentos diferentes, aposentadoria e pensão por morte, etc.

Informações do INFBEN

O INFBEN contém as seguintes informações (dentre outras):

  • NB (número do benefício);

  • CPF do segurado;

  • NIT do segurado;

  • Situação do Benefício;

  • Data de nascimento do segurado;

  • Sexo do segurado;

  • Espécie do benefício;

  • MR Base (valor atual do benefício);

  • DAT (Data do Afastamento do Trabalho);

  • DER (Data de Entrada do Requerimento);

  • DIB (Data de início do Benefício);

  • DIB ANT (Data de início do Benefício Anterior);

  • DDB (Data de Despacho do Benefício);

  • DCB (Data de Cessação do Benefício).

Como é o INFBEN

Para os colegas iniciantes na seara Previdenciária, acredito que seja interessante mostrar como é a “cara” de um documento INFBEN.

Por isso, trouxe a imagem abaixo (cobri as informações para proteger o sigilo do cliente).

Se a imagem for útil para você, compartilhe este artigo para que mais colegas tenham acesso a esta informação 🙂

INFBEN
Clique na imagem para ver maior.

Como solicitar o INFBEN

Ao contrário do CNIS, não é possível consultar o INFBEN pela internet atualmente.

É preciso ir até uma agência do INSS para requerê-lo (não precisa de agendamento).

Quais documentos necessários para consultar o INBEN

Os documentos necessários para a consulta do INFBEN são: RG, CPF e procuração (se não for solicitada pelo próprio segurado).

[Leia também: “Tudo sobre CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) – dicas, o que é e como obter“]

       

Gostou do artigo? Então, se você é advogado, também irá gostar da ficha de atendimento a clientes para causas previdenciárias que eu disponibilizei para os meus leitores. Informe o seu e-mail no formulário acima e eu a enviarei para você gratuitamente.

FONTES:

A necessária utilização de bancos de dados e sistemas previdenciários (cnis, cnisa, plenus) pela polícia judiciária da união para investigação dos crimes previdenciários;

CNIS – algumas das siglas e termos usadas no INSS.

Alessandra Strazzi

Alessandra Strazzi

Advogada por profissão, Previdenciarista por vocação e Blogueira por paixão.

OAB/SP 321.795

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