Visual Law na Advocacia: Simplificação e Impacto na Comunicação

Descubra o que é Visual Law, quais são as melhores ferramentas para advogados e confira exemplos práticos de como usar em seus documentos.

por Alessandra Strazzi

27 de julho de 2023

Comentáriosver comentários

Capa do post Visual Law na Advocacia: Simplificação e Impacto na Comunicação

Resumo

O Visual Law é um método que busca simplificar a forma de transmitir as informações jurídicas, de modo que até mesmo pessoas de fora do direito possam entender o assunto. Imagens, gráficos, fluxogramas e linhas do tempo, por exemplo, são recursos de Visual Law. Neste artigo abordamos o que é esse novo método, quais são os principais recursos que podem ser utilizados em documentos e petições, como aplicar o Visual Law na advocacia, qual a diferença com relação ao Legal Design, quais os melhores softwares do mercado e a importância dos advogados passarem a usar o Visual Law no dia a dia.

1) Visual Law: o que é

🤓 Visual Law significa o Direito Visual ou a Advocacia Visual, um método para simplificar a transmissão de informações de interesse jurídico, para que todos, até quem não é da área do Direito, possa entender as explicações ou argumentos.

Ele é uma subárea do Legal Design , que usa elementos visuais para passar mensagens de forma mais compreensível.

Imagens, gráficos, fluxogramas e linhas do tempo, por exemplo, são recursos de Visual Law.

Só que conhecer a teoria, apesar de importante, não é suficiente, então vou apresentar para você vários outros pontos fundamentais do tema neste artigo!

🧐 Entre eles, exemplos dos principais recursos do Visual Law para entender como aplicar esta ferramenta na advocacia. Também diferenciar ele do Legal Design, para não deixar dúvidas.

Isso sem contar em dicas de softwares que facilitam demais o dia a dia dos advogados previdenciaristas (e de outras áreas), em petições e manifestações.

Por fim, vou falar quais são as vantagens e qual é a importância do Visual Law para a advocacia! 🤗

Aliás, para facilitar a vida dos nossos leitores, estou disponibilizando um Modelo de Contrato de Honorários Advocatícios Genérico, que pode ser adaptado e utilizado em qualquer área do Direito.

👉 Para receber a sua cópia gratuitamente , basta preencher o formulário abaixo com o seu melhor e-mail! 😉

       

2) Quais são os principais recursos do Visual Law?

Os principais recursos do Visual Law são elementos visuais que contém informações jurídicas necessárias para transmitir a sua mensagem. Assim, as petições ficam mais dinâmicas e fáceis de entender!

👉🏻 Não existe uma lista “fechada” de recursos, aqui estão os que considero mais importantes:

  • Fluxogramas/Organogramas: para mostrar sequência de etapas em processos ou hierarquia, facilitando a visão global ;

  • Vídeos ; 📹

  • Gráficos de Informações (Infográficos): representação visual sucinta de dados e/ou informações , com imagens, barras e símbolos;

  • Storyboards: imagens , fotos ou vídeos que representam a dinâmica de uma situação;📸

  • Pictogramas: descrição de objetos ou conceitos com desenhos, imagens ou ícones;

  • Bullet points: tópicos para organizar textos com informações dinâmicas (como esta lista). ✅

Alguns deles você já deve ter visto ou até usado, até porque eles têm se popularizado desde a introdução da LGPD!

3) Como Aplicar o Visual Law na Advocacia

🤗 Você pode aplicar o Visual Law em qualquer lugar na advocacia, literalmente onde você quiser e achar melhor, desde contratos, manifestações, petições, recursos, relatórios ou qualquer outra atividade.

Os recursos se encaixam bem em várias situações, o que deixa o advogado livre para usar da maneira mais interessante para o seu escritório, com adequações de estilo.

Claro que não precisa usar o Visual Law em tudo que faz, nem existe uma regra para isso. Algumas vezes, o texto escrito ainda é a melhor opção, desde que fique clara a mensagem. 😉

Além disso, o destinatário é importante. Clientes têm certas particularidades, enquanto peças para o INSS ou o Judiciário são mais formais, tudo sem deixar de lado a facilidade na compreensão.

O mais comum é usar o Visual Law em contratos ou petições, mas depende das exigências e características do seu escritório! Dá para usar até na RVT, inclusive. Acabei de escrever um artigo sobre 9 pontos importantes desta tese nos JEFs. Dá uma conferida, depois! 📝

4) Exemplos Práticos

São muitas possibilidades de você usar as ferramentas de Direito Visual e alguns exemplos ajudam a entender como fazer isso.

👉🏻 Dá só uma olhada nessa sentença que usou o recurso no TJ/GO:

Sentença de divórcio com visual law
(Imagem: Divulgação/TJ-GO)

Também dá para usar dados de uma análise de benefício previdenciário com Visual Law:

visualização tempo de contribuição com visual law

Esses são apenas 2 exemplos de como as ferramentas podem lhe ajudar bastante nas mais diversas atividades. 😍

Ah, o CRM também é um novo recurso que pode ajudar demais no gerenciamento do seu escritório. Acabei de publicar um artigo super completo sobre o CRM na advocacia, não deixe de conferir depois!

🤓 Tem sim! O Legal Design é a aplicação de elementos de design no Direito em geral, enquanto o Visual Law é uma subárea, voltada para as aplicações práticas.

Para ficar claro, olha só esse quadro comparativo:

Legal Design Visual Law
Princípios e elementos de Design para elaboração de documentos jurídicos
Analisa a experiência do usuário que lê os documentos
Propõe soluções e melhoramentos
Apresenta as técnicas e ferramentas
Aplicações práticas
Recursos como elementos visuais

Está gostando do artigo? Clique aqui e entre no nosso grupo do Telegram! Lá costumo conversar com os leitores sobre cada artigo publicado. 😊

6) Visual Law: Softwares

Os softwares de Visual Law ajudam bastante e os advogados podem aproveitar essas ferramentas, trazendo para sua atuação os elementos gráficos.

👉🏻 O melhor é que são muitas opções disponíveis. Entre elas, algumas que eu já utilizei são:

  • Canva – ferramenta online de design e publicação.
  • Piktochart – ferramenta para fazer infográficos , relatórios e apresentações de forma intuitiva.
  • MindMeister – software para criação de mapas mentais.

Mas, existem soluções mais simples. Particularmente, gosto bastante das ferramentas desenvolvidas pelos engenheiros do Cálculo Jurídico.

Elas são fáceis, intuitivas e com suporte sensacional, até com vídeos tutoriais. Mesmo advogados que não estão acostumados com recursos tecnológicos não têm dificuldades nos softwares do CJ.

Para você entender melhor o que estou falando, vou comentar os 3 que considero mais interessantes para a advocacia! 😉

Gerador de Linhas do Tempo

Muitas ações precisam explicar fatos que aconteceram ao longo dos anos. Mas organizar isso em ordem cronológica não é tão fácil e a sequência pode ficar difícil de entender, o que pode prejudicar o convencimento.

Petições confusas e com explicações em blocos de notas ou linhas sem padrão não são o melhor caminho, não é mesmo? 🤔

Então, o Gerador de Linhas do Tempo que o CJ tem para os assinantes ajuda em qualquer área do Direito.

Olha só esse exemplo no previdenciário:

linha do tempo para benefício rural no inss com visual law

Acho incrível contar com Linhas do Tempo , porque facilita para todos, do cliente até os Juízes das causas, com informações claras, que ajudam a compreensão de tudo o que aconteceu e levou a ação.

Relatório para Clientes

🤗 Os Relatórios para Clientes são outra ferramenta do CJ que lhe auxilia no dia a dia mostrando todo o histórico de contribuições e análises de benefícios, com elementos visuais para você apresentar aos segurados ou juntar nas petições. Olha só:

Relatório Cálculo Jurídico com Visual Law

Com esses Relatórios , você explica tudo para os clientes rapidamente, e fica muito mais tranquilo deles entenderem no final do atendimento.

Gráfico de Qualidade de Segurado

👉🏻 A Calculadora Grátis de Qualidade de Segurado é outra ferramenta do CJ que você pode usar como recurso de Visual Law , porque ela entrega resultados em formato de gráfico :

Relatório de qualidade de segurado com visual law

Dá para usar tanto para explicar o cenário para o cliente, como também em requerimentos administrativos e em ações judiciais! 😍

7) Importância e Vantagens do Visual Law

🧐 O Visual Law é uma novidade que chegou para ficar, e a advocacia precisa dos seus recursos, em especial com a dinâmica das ações nos dias atuais. Existe uma tendência a cada vez mais usar essas ferramentas, tanto no judiciário, como nos escritórios.

Afinal, quem atua no Direito está cada vez mais em busca de inovações e aperfeiçoamentos, com o uso da tecnologia ganhando terreno.

🤓 Então, o Visual Law é muito importante, sendo fundamental para uma abordagem atual, dinâmica e clara dos assuntos jurídicos, inclusive tradicionais, de maneira leve, com recursos visuais sem complicações.

As vantagens de quem utiliza as ferramentas para aplicar o Direito Visual na atuação são muitas, mas se destaca a facilidade de transmissão de informações, uma maior praticidade na demonstração de fatos e melhor organização das petições.

O Visual Law, além de ser um recurso sensacional, pode fazer a diferença para explicações e argumentos direcionados desde os próprios clientes, até os membros do judiciário! 😍

E não esqueça de baixar o Modelo de Contrato de Honorários Advocatícios Genérico.

👉 Clique aqui e faça o download agora mesmo! 😉

Fontes

Além dos conteúdos já citados e linkados ao longo deste artigo, também foram consultados:

Confira exemplos de visual law e qual é a sua importância

Visual Law e Legal Design: significado e importância

CONHEÇA O “VISUAL LAW”: O MANUAL DE DESIGN DA ADVOCACIA

Visual law e legal design provocam revolução no Poder Judiciário

Alessandra Strazzi

Alessandra Strazzi

Advogada por profissão, Previdenciarista por vocação e Blogueira por paixão.

Deixe um comentário aqui embaixo, vou adorar saber o que você achou!


Artigos relacionados