Como cadastrar clientes no Meu INSS sem criar um e-mail para cada um

Confira como o CJ Mail pode ajudar você a cadastrar clientes no Meu INSS sem perder tempo e aumentando a produtividade da sua advocacia.

por Alessandra Strazzi

3 de setembro de 2025

Comentáriosver comentários

Capa do post Como cadastrar clientes no Meu INSS sem criar um e-mail para cada um

Resumo

Fale a verdade: na rotina corrida da advocacia previdenciária, toda ajuda é bem-vinda e toda tarefa automatizada é um enorme ganho de tempo.

O cadastro de clientes no Meu INSS é necessário, mas significa uma demora com ações mecânicas e ocupa a sua agenda sem agregar valor ao serviço.

Por isso, quando vi a ferramenta do CJ Mail, do Cálculo Jurídico, de cara já notei como ela pode ajudar demais no dia a dia do seu escritório.

Então, no artigo de hoje, vou explicar como você pode usar essa funcionalidade para cadastrar vários clientes no Meu INSS sem precisar de e-mails diferentes.

Também vou trazer um passo a passo de como usar a extensão na sua advocacia, inclusive com tutorial em vídeo.

E, para facilitar a sua vida, aumentando a produtividade ainda mais, você pode usar a ferramenta gratuita do Pomodoro Timer que está aqui no Desmistificando.

Ela ajuda a controlar e observar o seu tempo de trabalho ou estudo, além de indicar quando você deve fazer as pausas curtas dos ciclos e também as mais longas.

👉 Para utilizar essa ferramenta gratuitamente, clique aqui! 😉

1) Introdução

Quem atua na advocacia previdenciária sabe que, na maior parte dos casos, os clientes preferem ou acreditam que é melhor o advogado fazer e ter todo o acesso ao Meu INSS.

Isso, na verdade, é um cenário necessário em várias situações! 🧐

Afinal, muitas pessoas, seja por ter mais idade, seja por situações delicadas de saúde ou outros motivos, não podem ou conseguem usar todas as funcionalidades da tecnologia.

Aliás, muitos nem sequer possuem endereço de e-mail, na realidade.

No início, o Meu INSS permitia que um só e-mail fosse usado para vários cadastros, o que facilitava demais na hora dos atendimentos aos clientes.

🙄 Só que, infelizmente, agora não é mais possível fazer isso, já que a autarquia restringiu o uso de e-mails há alguns anos.

Esse fato obrigou muitos advogados a criar um endereço novo para cada cliente, o que trouxe mais carga de trabalho, e uma tarefa mecânica.

Nem preciso dizer o tamanho da dor de cabeça que vem com isso, não é mesmo?

Além de consumir muito tempo, esse processo gera dificuldades para gerenciar as mensagens, especialmente em relação a prazos importantes.

🤓 Por isso que, quando vi que o software completo do Cálculo Jurídico tinha a ferramenta CJ Mail, na hora pensei em trazer os detalhes dela para você.

Ela permite que você cadastre clientes no Meu INSS sem ter que se preocupar com a criação de e-mails, agilizando suas tarefas.

Neste artigo, vou trazer para você como essa funcionalidade do CJ funciona na prática e como usar ela para facilitar seus atendimentos, otimizar tempo e aumentar a produtividade.

Vamos lá!

2) Como cadastrar vários clientes no MeuINSS sem precisar de mais emails!

A ferramenta CJ Mail permite que você cadastre os seus clientes no Meu INSS sem ter que criar um e-mail para cada um deles. 🤗

Além disso, todas as comunicações são concentradas no programa, o que é uma grande mão na roda na hora de conferir como está o andamento dos processos administrativos.

Essa solução foi desenvolvida pelos engenheiros do Cálculo Jurídico, pensando em resolver o problema da proibição de cadastrar várias pessoas em um só endereço.

O que, aliás, não acontece só no INSS, mas também em outros órgãos públicos que usam o gov.br como forma de acesso.

Com o CJ Mail, você pode gerar um endereço exclusivo de e-mail para cada cliente direto no sistema do software completo do CJ.

😉 Isso, sem precisar sair do programa ou configurar contas externas.

Esses e-mails com a extensão CJ Mail são internos, sem senha ou acesso próprio do cliente, e são criados pensando exclusivamente em:

  • Facilitar o cadastro;
  • Otimizar o tempo;
  • Receber mensagens do INSS e outros órgãos em um só lugar;
  • Melhorar o gerenciamento dos dados.

Aliás, vale a pena eu explicar para você, de forma rápida, o que é a extensão do CJ Mail.

A extensão é um programa criado para aumentar as funcionalidades de outro programa (software). 🤓

No caso, a extensão CJ Mail serve para adicionar uma nova funcionalidade ao programa do Cálculo Jurídico.

Ela torna possível ao sistema criar automaticamente uma conta de e-mail para cada cliente cadastrado no software.

O mais interessante é que, diferente da maioria dos outros endereços, como eu disse, esse e-mail não tem senha e o cliente também não tem um acesso próprio.

Ou seja, é um e-mail que não funciona como aqueles “tradicionais” (como Gmail, Hotmail, Yahoo, etc).

🤔 O motivo?

Ele foi criado pela equipe do CJ com o objetivo específico de facilitar a sua vida na advocacia previdenciária. 🙏🏻

Ele serve apenas para que o advogado e a equipe do escritório consigam, por exemplo, cadastrar o cliente no Meu INSS e receber os e-mails dentro do próprio programa do CJ.

Essa funcionalidade está disponível para assinantes do software completo do Cálculo Jurídico, sem nenhum custo adicional além da assinatura.

😍 Achei a ideia ótima e, por isso, resolvi compartilhar, porque entendi que realmente ela facilita a vida do advogado!

Além disso, não é só para o Meu INSS que a extensão de e-mail funciona.

O CJ Mail pode ser usado em outras plataformas digitais também, como vou explicar a seguir.

Está gostando do artigo? Clique aqui e entre no nosso grupo do Telegram! Lá costumo conversar com os leitores sobre cada artigo publicado. 😊

2.1) Extensão CJ-Mail pode ser utilizada em outros serviços do Governo

A funcionalidade CJ Mail não é limitada só aos seus serviços junto à autarquia previdenciária.

Você também pode usar ela para outras atividades relacionadas aos Tribunais e entidades governamentais, quer ver só? 🤗

A extensão foi desenvolvida de forma que pode ser utilizada em outros serviços e portais do governo que usam o acesso gov.br.

Isso inclui os sites de alguns Tribunais de Justiça (por exemplo: Eproc e Projudi), portais da Justiça Federal que usam o PJe, Tribunais estaduais e até sistemas de órgãos públicos.

A vantagem é a mesma: o e-mail automático criado pelo CJ Mail evita que você tenha que gerar contas externas, no Gmail ou Outlook, por exemplo, monitorando vários locais. ✅

Então, a novidade não ajuda apenas os advogados previdenciaristas, como também quem atua em outras áreas do direito e vem enfrentando o mesmo problema.

Você ganha um tempo considerável na hora de fazer o cadastro dos clientes, além de evitar confusões com senhas e caixa de entrada! 😉

E cada minuto conta, como inclusive comentei no artigo sobre a Consulta Processual Unificada, com tudo o que você precisa saber sobre a novidade.

Vale a pena dar uma olhadinha nele depois, viu?

3) Como usar a extensão CJ Mail

Achei muito fácil usar a extensão CJ Mail!

Na verdade, além de simples, é direto e intuitivo, especialmente para quem já usa o software completo do Cálculo Jurídico.

🤔 “Alê, mas você pode explicar como ela funciona?”

Claro!

Toda vez que você cadastrar um novo cliente no programa, o CJ já cria automaticamente um e-mail exclusivo para ele e adiciona a informação no próprio perfil do cliente.

Essa informação fica lá no campo “CJ Mail” da plataforma, pronto para ser usado onde você quiser e precisar.

Aí você pode utilizar esse e-mail para fazer o cadastro do cliente no Meu INSS e em outros portais do governo. 👩🏻‍💻👨🏿‍💻

A partir disso, todos os e-mails e movimentações recebidos no CJ-Mail do seu cliente, vão aparecer direto no perfil dele no software.

E você também vai receber uma notificação lá no seu perfil, avisando sobre os e-mails recebidos pelos seus clientes.

Assim, você e toda a equipe do seu escritório terão acesso ao conteúdo dos e-mails recebidos no CJ-Mail do cliente (direto no perfil dele), de forma centralizada.

😊 Ou seja, sem precisar buscar as informações em outro lugar, pois elas estarão unificadas no software do CJ.

Você não precisará mais criar e-mails extras para os seus clientes.

O programa do CJ faz isso e ainda gerencia tudo para você, deixando todas as informações salvas em um só lugar. 🤩

Caso queira saber mais detalhes sobre a funcionalidade, é só acessar esse artigo publicado pela equipe do Cálculo Jurídico: Extensão CJ Mail: como usar.

4) [VÍDEO] Meu INSS: Como resolver o problema com o cadastro de vários e-mails

👉🏻 Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre como a ferramenta funciona ou quer ver um passo a passo em vídeo, dá uma conferida neste que a equipe do Cálculo Jurídico fez:

Nele, você pode conferir como usar o CJ Mail para cadastrar seus clientes, ver como funcionam os emails gerados automaticamente e ainda visualizar como é a ferramenta.

Ah! Antes da conclusão, quero deixar aqui dicas de 2 ferramentas que você também pode usar para otimizar o tempo na sua advocacia, direto aqui no Desmistificando.

Elas são as ferramentas de unir e dividr PDFs, além da ferramenta de Assinatura Digital! 🤗

Escrevi artigos completos sobre cada uma delas para explicar como as mudanças e avanços tecnológicos interferem na rotina e como é fundamental observar as normas.

Depois, dá uma conferida neles, porque estão bem completos e as ferramentas podem ajudar demais na sua advocacia!

5) Conclusão

O bloqueio de e-mails repetidos no Meu INSS foi só mais um dos muitos obstáculos que existem na rotina de quem atua na área previdenciária.🧐

Afinal, ter que criar um e-mail para cada cliente significa gasto de tempo, riscos de perda de senhas, dedicar um espaço na agenda para monitorar vários lugares e prazos.

Ainda bem que existem ferramentas para ajudar nisso, e entre elas, a extensão CJ Mail do Cálculo Jurídico.

Achei a solução bem prática, e por isso trouxe para você no artigo de hoje!

🤓 Primeiro, expliquei para você como cadastrar vários clientes no Meu INSS de forma automática com o CJ Mail.

Depois, contei que a extensão pode ser utilizada também para outros serviços em outros portais do governo.

Ainda, mostrei como usar a ferramenta e trouxe até o vídeo feito pela equipe do Cálculo Jurídico.

😊 Assim, você descobre como essa funcionalidade pode trazer mais produtividade e eficiência para a sua rotina no escritório.

E não esquece de usar a ferramenta gratuita do Pomodoro Timer que está disponível aqui no Desmistificando.

👉 Clique aqui e use agora mesmo! 😉

Fontes

Além dos conteúdos já citados e linkados ao longo deste artigo, também foram consultados:

Ferramentas - CJ Mail: como usar?

CJ Mail

Alessandra Strazzi

Alessandra Strazzi

Advogada por profissão, Previdenciarista por vocação e Blogueira por paixão.

OAB/SP 321.795

Deixe um comentário aqui embaixo, vou adorar saber o que você achou!


Artigos relacionados