Os 4 Erros Imperdoáveis no Atendimento Jurídico (E Como Corrigi-los)

Revelamos os segredos dos escritórios de advocacia que prestam um excelente atendimento e fidelizam clientes.

por Alessandra Strazzi

18 de setembro de 2024

Comentáriosver comentários

Capa do post Os 4 Erros Imperdoáveis no Atendimento Jurídico (E Como Corrigi-los)

Resumo

Seja honesto, quantas vezes você parou para pensar na qualidade do atendimento do seu escritório?

O atendimento é uma etapa que a gente acaba deixando para segundo plano, sem pensar no impacto negativo que isso gera: insatisfação dos clientes, estresse dos advogados e prejuízo para o escritório.

Neste artigo, mostramos os 4 erros imperdoáveis que os advogados cometem nessas horas e como solucionar cada um deles.

Também compartilhamos dicas de ferramentas que vão te ajudar a organizar o fluxo de trabalho, melhorar o atendimento e encantar os clientes.

1) Introdução

🧐 A advocacia enfrenta vários obstáculos e tem muitos desafios no dia a dia. Desde a atuação nos processos judiciais, até a parte administrativa e o próprio andamento do escritório precisam de atenção para atingir as expectativas.

Acontece que no meio de tudo isso, e mesmo com toda a dedicação da maioria dos advogados, os clientes costumam reclamar bastante.

🤗 Então, resolvi mostrar algumas dicas para melhorar isso e aumentar a satisfação de quem contrata os serviços dos advogados.

Inclusive, a ideia para escrever esse artigo veio dos comentários dos leitores no artigo que publicamos no Jusbrasil sobre se o advogado pode quebrar multa por quebra de contrato.

Foi lá que notei que muitas pessoas estão insatisfeitas com o atendimento da advocacia.

Por isso sempre digo para vocês comentarem nas publicações, porque estou sempre de olho e com base nisso posso trazer assuntos mais interessantes nos conteúdos! 😉

Ah! Vale dizer que em alguns casos, as reclamações não procedem, porque são pontos que fogem totalmente ao controle da advocacia. É o caso de demoras na análise dos benefícios, erros nos exames periciais, decisões judiciais totalmente equivocadas etc.

Mas, existem outros cenários em que, de fato, a advocacia deixa a desejar muito em termos de cuidado com as pessoas que contratam os serviços jurídicos. O atendimento é um deles! 😕

2) Atendimento ao cliente: mais importante do que você imagina

“Mas Alê, qual a importância de melhorar o atendimento no escritório?”

🤓 Essa é uma dúvida de muitos advogados, mas já adianto que é muito importante aperfeiçoar o atendimento e sempre trazer melhorias para esse setor.

E isso vale tanto para os contatos feitos antes do fechamento do contrato em si, como para aqueles que acontecerem depois, durante a execução dos serviços.

Melhorando alguns pontos (e mudando algumas atitudes), você encanta o cliente.

Assim, quem contratou você entende quais são suas tarefas, as questões relacionadas ao serviço, como você trabalha, o que está acontecendo e os eventuais problemas.

Além disso, um cliente bem atendido pode contratar outros serviços jurídicos com você, além de lhe indicar para outras pessoas que precisam de um advogado. 😊

O “boca a boca” é muito relevante para a advocacia e ajuda não só a manter os contratos atuais, como também a conseguir novos, ampliando a sua atuação.

Acontece que os advogados costumam escorregar bastante quando o assunto é o atendimento ao cliente, o que traz muitos problemas para a atuação. Só que a boa notícia é que isso pode ser resolvido com algumas mudanças.

Mas, antes de entrar no assunto específico dos erros mais graves que os advogados cometem nessa hora, quero falar com você sobre um tema também de muito interesse: o marketing jurídico. 🧐

Diferentes redes sociais, dificuldade de se expor, falta de engajamento, normas da OAB…

O Marketing Jurídico ainda é um desafio para muitos advogados.

Mas afinal, existe uma fórmula garantida para atrair clientes na internet?

É claro que existe!

Eu compilei todo meu conhecimento de mais de 10 anos trabalhando com marketing jurídico digital e produção de conteúdo jurídico na internet em um guia: o ebook Marketing Jurídico Vencedor: Como Atrair Clientes Online

Meu objetivo com o livro é ensinar a você uma fórmula garantida para que os clientes encontrem você, sempre respeitando as normas da OAB!

Este ebook traz pra você os 5 Pilares da Prospecção Online

  1. Estratégias para você se destacar online e ser encontrado pelos seus clientes
  2. As novas regras de marketing jurídico da OAB
  3. Marketing Jurídico orgânico: branding, site, SEO, redes sociais, produção de conteúdo, cartão de visitas, WhatsApp, correio eletrônico e mais!
  4. Marketing Jurídico pago: como chegar aos clientes com anúncios de forma ética e eficiente
  5. Tudo o que você precisa para montar e ter sucesso com um escritório de Advocacia digital

👉 Então clique aqui para se tornar um ímã de clientes através da internet! 😉

3) 4 Erros Imperdoáveis no Atendimento Jurídico que Destroem a Confiança do Cliente e Como Melhorar

A importância do atendimento ao cliente, que acabei de mostrar para você, deixa ainda mais claro a necessidade de ter muita atenção nessa parte da prestação dos serviços jurídicos.

Por isso, é fundamental sempre monitorar como ela está e buscar aperfeiçoar a sua atuação em relação a essa etapa, com foco na identificação de equívocos, análise de processos, atitudes e melhorias com capacitações, além do uso de ferramentas disponíveis.

🤓 E, para facilitar essa tarefa, agora quero apresentar s 4 erros imperdoáveis em relação ao atendimento jurídico, que, quando cometidos, acabam destruindo a confiança do cliente em você.

Também vou indicar os caminhos para você melhorar o seu atendimento, com atitudes práticas que podem ser tomadas.

3.1) Contrato que não esclarece adequadamente sobre os honorários

O primeiro erro imperdoável do advogado na relação com o cliente é ter um contrato que não esclarece adequadamente sobre os honorários advocatícios cobrados pelos serviços.

Isso é um grande problema nos atendimentos, porque atinge um aspecto muito delicado de qualquer contratação: o dinheiro! 💰

O que acontece é que, muitas vezes, os advogados não se preocupam tanto quanto deveriam com a confecção do contrato de honorários. Da mesma forma, também negligenciam um pouco a questão da explicação dele para os clientes.

Aí que mora o grande perigo: essa falta de cuidado tem um impacto negativo enorme no atendimento.

“Por que, Alê?”

Basicamente porque o cliente fica se sentindo roubado na hora de pagar pelos serviços contratados, simplesmente pelo fato de não entender a cobrança ou não saber o que está sendo cobrado dele. 😕

Por exemplo, o valor máximo que um advogado pode cobrar para aposentar um segurado é normalmente 30% dos valores atrasados, mais os 3 primeiros benefícios, conforme a jurisprudência do STJ e as tabelas das seccionais da OAB.

Mas, um contrato que não traz essa informação de forma clara e a falta da explicação para o cliente fazem com que a cobrança de honorários nesses valores pareça excessiva.

E aí, as pessoas que contratam os serviços jurídicos de fato passam a ter uma má impressão da advocacia, reclamando bastante das quantias cobradas.

🧐 Aliás, um detalhe: os clientes não têm nenhuma obrigação de conhecer termos técnicos ou os limites de honorários permitidos pelas normas da OAB!

Quem tem o dever de saber desses detalhes é justamente o advogado, que até pode fazer um contrato com linguagem mais técnica, mas deve tomar cuidado para ele ficar compreensível.

3.1.1) Como melhorar?

👉🏻 Para melhorar o atendimento ao cliente na parte dos honorários advocatícios previstos em contrato, você pode aplicar 2 pontos:

  • O primeiro é usar uma linguagem mais objetiva e escrever o contrato de forma clara, sem o “juridiquês” ou termos técnicos exagerados;

  • Já o segundo é simplesmente explicar para o cliente a cobrança, com todos os detalhes que precisam de atenção e tirando as dúvidas dele.

Em relação à linguagem, a melhoria envolve a elaboração de um contrato pensando em deixar ele o mais fácil possível para a pessoa que contratou os seus serviços.

Isso quer dizer escrever todas as cláusulas de maneira clara, objetiva e simples, se atentando às exigências legais, aos limites e às normas da OAB sem se esquecer que o cliente não tem formação jurídica (ao menos como regra). 📝

Então, a ideia aqui é fazer com que todas as informações necessárias estejam no documento, mas que a pessoa que lhe contratou consiga compreender elas.

Não significa deixar o contrato incompleto, rasurado ou raso, sem os dados que importam, apenas simplificar ele, fazendo de forma que fique compreensível.

E, o outro ponto é a explicação do que está sendo cobrado, para deixar tudo ainda mais esclarecido, sem dúvidas no ar.

É natural que o cliente tenha dúvidas sobre a forma de pagamento, a que se refere cada cobrança, as porcentagens, os valores e outros aspectos do contrato.

Muitos não sabem que o advogado pode cobrar para dar entrada no processo e antes de ganhar a causa, por exemplo.

🤗 Atender o cliente para responder esse e outros questionamentos é um tempo muito bem investido, porque evita problemas depois e ainda deixa a pessoa que lhe contratou com uma sensação de esclarecimento, com sentimentos positivos em relação ao seu serviço.

Afinal, muitas vezes o maior problema não é pagar os honorários advocatícios acordados, mas entender essas quantias.

3. 2) Não explicar como seu trabalho funciona

Outro problema que deixa a relação com o cliente muito mais complicada do que deveria ser é a falta de explicações sobre como o seu serviço funciona e quanto ao andamento dos trabalhos relacionados à contratação.

“Como assim, Alê?” 🤔

O trabalho dos advogados depende também de muitas conversas, trocas, atitudes e colaboração dos clientes para que tudo possa ser feito da melhor forma.

Por exemplo, para entrar com ações judiciais ou processos administrativos, é necessário contar com uma documentação específica, que precisa ser entregue, muitas vezes, pela pessoa que contrata os serviços.

Até dá para o advogado conseguir algumas certidões ou extrair alguns documentos, mas o cliente normalmente tem a maior parte deles.

Só que sem avisar para ele que isso precisa ser entregue dentro de um prazo, para cumprir um cronograma, o serviço pode atrasar demais e ficar parado, aparentemente sem motivo. 🙄

Da mesma forma, nem sempre o advogado tem o cuidado de mostrar como as atualizações do trabalho vão ser passadas para os clientes, que “ficam no escuro”.

A falta de informação sobre os atendimentos periódicos, as consultas e até mesmo a forma de pagamento dos honorários (dinheiro, PIX, cartão etc.) também entram nesse ponto da falta de esclarecimento quanto ao funcionamento da advocacia.

😕 O que deixa não só os clientes bem irritados, como prejudicam também o fluxo de trabalho, que depende, em vários momentos, da colaboração de quem contratou o advogado.

3.2.1) Como melhorar?

Para melhorar essa falha na informação sobre o funcionamento do seu trabalho, a saída ideal é fazer um onboarding do cliente.

Onboarding é um termo em inglês que significa integração. Ele é usado pelas empresas para denominar o processo de integrar novos colaboradores ou clientes.

Explicando de uma forma bem simples, o processo de onboarding de clientes tem o objetivo de “acolher” a pessoa que está chegando e explicar como as coisas funcionam. 🤗

Apesar dos escritórios não estarem acostumados a incluir essa etapa após a assinatura do contrato, tenho que dizer é algo que evita muita dor de cabeça depois!

Porque você pode usar o onboarding para passar informações de interesse do cliente e também estabelecer limites.

Por exemplo:

  • O seu horário de atendimento;
  • Como vai se comunicar com o cliente (WhatsApp, Email, ligação telefônica, outra forma);
  • Qual vai ser o seu fluxo de trabalho (etapas, necessidade de documentos, prazos);
  • Formas de pagamento;
  • Datas para consultas;
  • E outros assuntos relevantes.

Sei que tudo isso pode estar estabelecido no contrato. Mas, infelizmente, a maioria dos clientes assina sem ler. 😕

Então, vale a pena usar o onboarding para reforçar esses pontos de forma mais didática.

E como apresentar o onboarding?

Bom, particularmente indico fazer uma reunião rápida com o cliente (presencial ou online). Mas, você também enviar por vídeo ou PDF.

Se quiserem que eu traga um artigo explicando em detalhes como fazer e o que incluir no onboarding do seu escritório, é só deixar nos comentários!

Está gostando do artigo? Clique aqui e entre no nosso grupo do Telegram! Lá costumo conversar com os leitores sobre cada artigo publicado. 😊

3.3) Falta de comunicação com o cliente após o fechamento do contrato

Os clientes também reclamam bastante sobre a falta de comunicação depois do fechamento do contrato, o que é um erro comum, que deixa uma enorme insatisfação.

🧐 Inclusive, uma das reclamações recorrentes compara o atendimento dos advogados àquele das agências de carros: até você fechar a compra do veículo, é uma maravilha. Depois, ninguém mais “dá bola”, deixando a desejar.

O que acontece, muitas vezes, é que o advogado atende o cliente, faz a consulta, explica algumas questões sobre o serviço e fecha a contratação. Até aí, tudo está bem.

Mas, depois, ele fica longos períodos sem qualquer contato com a pessoa que o contratou. Seja pelo fluxo de trabalho, por depender de documentos que ainda não estão disponíveis ou simplesmente pela falta de comunicação do andamento.

Isso prejudica a relação com o cliente, que perde totalmente a confiança porque não sabe o que está acontecendo, se sentindo ignorado e esquecido.

E o pior é que muitas vezes o advogado está dando andamento na causa, fazendo diligências, entrando com os requerimentos administrativos ou as ações judiciais. Só que ele não informa isso para o cliente…

3.3.1) Como melhorar?

Para melhorar a comunicação com o cliente e evitar cometer esse erro novamente, a saída é muito simples.

É só entrar em contato regularmente com a pessoa e informar como está o trabalho, mesmo que seja para dizer que tudo “está na mesma”.

Existem softwares que fazem automatizações de andamentos de processos.

Mas, se você não quiser investir, uma boa opção é criar modelos de mensagens para enviar aos clientes, pensando nas principais perguntas que te fazem. Depois, é só adaptar na hora de enviar. 😊

Sei que a rotina da advocacia é muito pesada, o que faz com que até mesmo as tarefas como a elaboração de petições e as consultas fiquem espremidas na agenda.

Mas, é fundamental reservar um tempinho no dia ou na semana para organizar os andamentos dos trabalhos e enviar uma mensagem para os clientes, deixando eles cientes de como estão as coisas.

Os aplicativos de mensagens, a automatização e os sistemas de gerenciamento ajudam nessa tarefa, sem contar que a satisfação do cliente aumenta muito ao ser informado sobre o serviço que contratou. Uma atitude plenamente possível que ajuda bastante a advocacia.

Aliás, alertar para eventuais riscos dos serviços também é importante, para evitar problemas futuros.

🏢 E uma preocupação dos clientes é sobre se o INSS pode cortar a aposentadoria por invalidez ou outros benefícios como a pensão por morte concedida judicialmente. Escrevi sobre isso recentemente, para trazer detalhes desse assunto.

Depois, dá uma conferida, porque vale a pena conhecer mais a fundo essas questões, para orientar os beneficiários e saber como agir se acontecer algo assim na sua atuação.

3.4) Falta de clareza sobre os processos internos do escritório

Outro erro muito grave e que deixa os clientes totalmente frustrados com o advogado é o profissional não ter a clareza sobre os processos internos do escritório. E isso é um problema que muitas vezes passa despercebido para quem advoga. ⚖️

Os processos internos do escritório são as ações, tarefas e serviços que acontecem dentro da atividade da advocacia.

São questões internas, como:

  • Fluxo de trabalho;
  • Divisão de funções;
  • Prazos;
  • Informação de etapas concluídas;
  • Contatos entre a equipe e com o cliente.

O advogado precisa ter tudo isso muito bem compreendido e claro dentro da sua atuação, conhecendo o que acontece internamente, dominando as etapas com seus detalhes.

Afinal, nos tópicos anteriores elenquei que 2 dos erros que mais incomodam os clientes são a falta de comunicação e de explicação sobre o funcionamento dos serviços.🧐

Só que o advogado só consegue manter um contato satisfatório e explicar o trabalho para quem lhe contratou se estiver com todos os processos internos do escritório bem esclarecidos.

Do contrário, se ele não sabe nem como estão as coisas internamente, como o trabalho funciona, o que precisa acontecer para entregar as demandas, as questões das comunicações e outras, fica bem complicado passar isso para o cliente, não é mesmo?

🙄 Aí acontecem os equívocos: explicações vagas, confusas, desconhecimento sobre os processos internos, falta de fluxo de trabalho e até mesmo ausência de contato com o cliente.

3.4.1) Como melhorar?

Para solucionar esse problema, existe apenas uma forma: o advogado precisa conhecer o que acontece no escritório e ter todas as etapas de trabalho bem definidas.

E o caminho para isso é listar os processos internos, atribuindo cada tarefa a um setor ou pessoa. 😉

Novamente, é fato que muitas vezes a sobrecarga de trabalho é uma realidade na advocacia, mas reservar um tempo para essa atitude de elaborar a lista é necessário para melhorar o atendimento aos clientes.

E existem caminhos para fazer essa listagem de uma forma eficiente, sem muitas complicações.

Dá para fazer isso usando ferramentas de fluxograma como o Miro. Mas, até com papel e caneta os advogados conseguem cumprir essa tarefa de listar as tarefas e os processos. 📝

A ferramenta, nesse caso, não é o foco: o que mais importa é conseguir conhecer e entender todas as etapas do trabalho, desde o primeiro contato do cliente até o encerramento dos serviços.

Assim, o advogado consegue não só orientar o cliente, mas explicar tudo da melhor forma possível, passando mais segurança e profissionalismo. 😍

4) 4 Ferramentas para Melhorar o Atendimento do Seu Escritório

Com os erros apontados e os caminhos para evitar eles mostrados, também vale a pena conhecer ferramentas que melhoram o atendimento do seu escritório, facilitando a vida do advogado.

Então, vou apresentar para você 4 delas, que auxiliam em diversos momentos do contato com os clientes, deixando a atuação mais eficiente e as pessoas que contratam os serviços jurídicos mais satisfeitas.

Aliás, vale a pena dizer que essas ferramentas podem ser usadas em vários momentos e para cumprir várias funções no escritório, não só na hora do atendimento, viu?

Aqui, foquei nessa parte porque é o grande objetivo do artigo, mas as funcionalidades são muitas e podem lhe ajudar bastante no dia a dia!

4.1) Precificação na Advocacia: Ferramenta Gratuita

A primeira ferramenta para melhorar o atendimento do seu escritório é a de Precificação na Advocacia, desenvolvida pelos engenheiros do Cálculo Jurídico.

💰 Ela ajuda você a saber quanto cobrar de honorários advocatícios, porque tem todas as informações necessárias para definir quanto custa o seu serviço, com dados sobre as receitas e as despesas da sua atuação.

Essa ferramenta traz tudo isso nos últimos 5 anos, o que mostra um quadro bem completo da sua advocacia e é uma mão na roda na hora de precificar o seu trabalho.

Mas, você deve estar pensando no que isso ajuda em relação ao atendimento ao cliente, não é? 🤔

Bem, com uma ferramenta dessas, você tem muito mais dados e segurança para passar para quem está lhe contratando quanto de fato custa um serviço.

Afinal, existe uma base maior, com fundamentos, planilhas e toda uma demonstração, que lhe dá muito mais elementos para explicar como você fez para precificar o seu serviço.

Inclusive, dá para mostrar para o cliente algumas informações relevantes que julgar necessárias, para justificar o valor cobrado e validar os honorários advocatícios contratados. Ou seja, não só as quantias, mas os motivos delas! 🧐

4.2) CRM: gestão de relacionamento com o cliente

Outro recurso bem interessante que facilita demais o atendimento é o CRM, sigla para customer relationship management, a gestão de relacionamento com o cliente. 🤓

É uma maneira de armazenar, organizar e registrar todas as informações para gerir a relação em um sistema único, bastante usada entre empresas e consumidores.

Só que também dá para aplicar essa ideia no mundo jurídico, usando a ferramenta para manter tudo registrado, disponível para acesso e facilitando a comunicação com os clientes.

⚖️ E o CJ criou um CRM específico para advocacia, que ajuda os advogados a fazer essa gestão, além de integrar dados com outras plataformas de cálculos.

Essa ferramenta mostra:

  • Informações de contatos;
  • Casos ativos;
  • Tarefas pendentes;
  • Fluxos de casos;
  • Abas para busca direta dos dados.

É uma funcionalidade disponível só para quem é assinante do CJ. Mas, se o seu escritório tiver condições, vale a pena investir!

Facilita demais o monitoramento da prospecção de clientes, fluxos de atendimento e análise de dados.

Sem falar que centraliza todas as informações em um só lugar, o que permite prestar um atendimento bem mais personalizado e melhorar a experiência do cliente. 🤗

4.3) Visual Law: esclareça tudo e não deixe margem para má interpretação

O uso de Visual Law pela advocacia é uma saída muito interessante para facilitar a comunicação com o cliente e deixar as explicações até mesmo dos assuntos mais técnicos muito mais tranquila.

Afinal, se trata de um método que tem o objetivo de simplificar a transmissão das informações para que qualquer pessoa possa compreender, independentemente de ser ou não do meio jurídico.

👉🏻 Isso é feito com o uso de elementos gráficos como:

  • Imagens;
  • Gráficos;
  • Fluxogramas;
  • Linhas do tempo;
  • Desenhos;
  • Esquemas.

“Mas no que o Visual Law ajuda em relação ao atendimento ao cliente?” 🤔

Dá para usar o Visual Law em praticamente tudo na advocacia, em petições, recursos, manifestações, até cálculos. Inclusive em contratos, como o de honorários advocatícios, por exemplo.

E fica bem mais tranquilo mostrar para o cliente como estão sendo cobrados os valores pelos serviços com gráficos e imagens do que com termos técnicos apenas, não é mesmo?

Além disso, também é possível usar o Visual Law em apresentações, mostrando o fluxo de trabalho do escritório, como é a execução do trabalho, a forma de pagamento etc.

Aliás, o Cálculo Jurídico também tem uma ferramenta de Gráficos para Visual Law que você pode usar de forma gratuita e online!😉

4.4) Google Workspace: a estrutura para “organizar a casa”

Usar o Google Workspace é uma ótima ideia para organizar o escritório e ter tudo em um só lugar.

😊 Afinal, ele tem uma série de ferramentas que podem ser utilizadas por todos que trabalham juntos para uma série de tarefas e registros, inclusive na melhoria do atendimento ao cliente.

Olha só:

  • Agenda: dá para agendar reuniões, atendimentos e tarefas, com as datas e horários acessíveis para a consulta de todos;

  • Meet: excelente para fazer atendimentos online;

  • Drive: lugar em que todos os arquivos e documentos do escritório ficam, podendo ser acessados por qualquer um com autorização para isso. Inclusive, dá para orientar os clientes a enviar documentação pelo Drive, sem precisar ir ao escritório.

Passando todas as informações certinho no onboarding, além de ser uma ótima ferramenta de organização interna, o Google Workspace também pode se tornar um grande aliado na relação com o cliente, facilitando bastante vários aspectos do contato e do atendimento.

Ah! Antes de concluir, quero deixar aqui para você uma dica sobre um artigo que acabei de publicar explicando se o advogado dativo pode cobrar honorários dos clientes. 💰

Esse é um tema também bastante interessante para a advocacia, já que a atuação dos defensores dativos existe, mas muitos têm dúvidas sobre os limites para a cobrança pelos seus serviços.

Lá, eu trouxe detalhes sobre isso, com as normas da OAB, decisões dos TEDs, posição dos Tribunais e exemplos práticos. Assim, fica mais fácil entender como funciona essa questão, se acontecer alguma situação parecida na sua atuação. 🤗

Conclusão

A gente sempre busca todos os meios para defender os clientes da melhor forma possível, garantir direitos e orientar as pessoas sobre as situações, sempre que for necessário.

Só que nesse caminho, algumas vezes falhas no contato ou nas explicações sobre o serviço acontecem e prejudicam bastante a relação entre o advogado e o cliente. E nem sempre isso tem a atenção que deveria ter, por vários motivos.

🤓 Pensando nisso, decidi escrever o artigo de hoje, para trazer os principais pontos desse tema e lhe ajudar nessa questão.

Primeiro alertei que o atendimento ao cliente é muito mais importante do que se imagina, já que ele tem o potencial de garantir mais indicações e mais contratações.

Depois, mostrei os 4 erros imperdoáveis no atendimento jurídico, que destroem a confiança dos clientes nos advogados, e também expliquei como melhorar para evitar esses equívocos.

🧐 Um contrato de honorários que não explica a cobrança de forma clara, a falta de explicações sobre o funcionamento dos serviços, falhas na comunicação e ausência de clareza nos processos internos do escritório são os maiores problemas.

Também dei dicas de 4 ferramentas para melhorar o atendimento na sua advocacia, em relação a precificação, CRM, Visual Law e o uso do Google Workplace.

Assim, espero ajudar a sua atuação na prática, com todas essas informações voltadas para auxiliar o seu contato com os clientes e aumentar a satisfação deles.

E não esqueça de conferir o ebook Marketing Jurídico Vencedor: Como Atrair Clientes Online.

👉 Clique aqui para se tornar um ímã de clientes através da internet! 😉

Fontes

Além dos conteúdos já citados e linkados ao longo deste artigo, também foram consultados:

Quebra de contrato: Saiba como garantir os seus honorários

Dicas para melhorar o atendimento no escritório de advocacia

Confira 6 passos para potencializar o atendimento ao cliente da sua advocacia

5 dicas para melhorar o relacionamento com clientes na advocacia

Atenção, advogados. 6 dicas para você adequar o seu atendimento ao cliente.

Alessandra Strazzi

Alessandra Strazzi

Advogada por profissão, Previdenciarista por vocação e Blogueira por paixão.

OAB/SP 321.795

Deixe um comentário aqui embaixo, vou adorar saber o que você achou!


Artigos relacionados