
Resumo
O ChatGPT para Advogados é a ferramenta do momento que está cada vez mais chamando a atenção na advocacia!
E tem uma razão para isso.
Essa IA pode ajudar você a economizar tempo, organizar ideias e executar tarefas jurídicas.
Só que, como toda novidade, é preciso ter cuidado, já que ela não substitui a análise crítica, nem a cautela com o sigilo de dados.
Por isso, no artigo de hoje vou mostrar uma visão geral do ChatGPT para Advogados, o que pode e não pode ser feito, e como você pode personalizar ou criar o próprio agente.
Também vou explicar como usar o Projects da ferramenta, passar 5 dicas para extrair melhores respostas da IA e indicar 4 formas de usá-la de forma ética no seu escritório.
🤗 E para deixar sua advocacia previdenciária ainda mais eficiente e antenada com as novidades e as necessidades dos seus clientes, use o Gerador de Petição Inicial das Fraudes no INSS aqui do Desmistificando.
Essa ferramenta é mais uma das novidades que disponibilizo para você e agilizam muito o seu trabalho na hora de defender os beneficiários dos descontos indevidos.
Com todos os campos editáveis, você consegue elaborar uma petição inicial para combater essas deduções injustas em minutos e deixar o seu cliente impressionado.
👉🏻 Clique aqui e acesse a ferramenta gratuitamente! 😉
1) ChatGPT para Advogados: Visão Geral
O ChatGPT para Advogados é uma novidade (que, na verdade, já está aí há algum tempo) que promete e entrega muitas oportunidades para a advocacia.
A ferramenta é um modelo de inteligência artificial treinado para entender, analisar e gerar respostas em linguagem natural, como se fosse um ser humano. 🤓
Na prática, a IA pode responder perguntas, estruturar ideias, revisar textos e até mesmo ser um ajudante para tarefas jurídicas mais complexas no dia a dia.
⚖️ Para os advogados, não se trata só de um recurso tecnológico, mas sim um verdadeiro ponto de virada estratégico na rotina.
Afinal, a ferramenta ajuda desde atividades simples e básicas, como listagem de documentos ou análise de dados, até pesquisas e revisões mais profundas.
O marketing do seu escritório também pode ganhar muito com o uso da IA, o que garante excelentes oportunidades em situações concretas da publicidade na advocacia.
Acontece que não posso falar tudo isso sem um alerta: o ChatGPT para Advogados não é infalível e traz sérios riscos quando utilizado sem cuidados. 🧐
Ele pode cometer erros (graves, inclusive), inventar informações e ter dados desatualizados.
Então, tenha isso em mente e use como um apoio à sua advocacia, não como um substituto do seu pensamento!
2) O que o ChatGPT PODE fazer para Advogados (e o que NÃO pode)
Como eu disse, o ChatGPT para Advogados é um recurso poderoso e que pode trazer excelentes resultados no dia a dia do seu escritório.
⚠️ Mas, não dá para deixar de tomar cuidado, já que a tentação em explorar os benefícios da ferramenta é alta e pode ser bastante perigosa.
Também não se pode deixar de ter consciência dos limites éticos e práticos da profissão.
Isso vale tanto para as possibilidades de uso, como para os dados fornecidos para a ferramenta.
Então, fiz uma listinha do que você pode e do que você não pode fazer com o ChatGPT para Advogados.
Olha só! 🤗
O que o ChatGPT pode fazer para a advocacia:
-
Organizar ideias jurídicas: em diversos cenários, você pode fornecer informações e pedir para a IA resumir artigos de lei, estruturar ou rascunhar tópicos de uma petição ou preparar um roteiro de sustentação oral, por exemplo.
-
Apoio na redação: o GPT pode sugerir melhorias em textos jurídicos que você já fez, revisar cláusulas de contratos ou preparar minutas preliminares para servir de guia para a redação da versão completa.
-
Pesquisa inicial: a IA pode levantar conceitos e explicações gerais de direito, doutrina e jurisprudência, que depois devem ser confirmados em fontes oficiais, como sites dos Tribunais e do planalto.gov.
-
Produtividade no escritório: uma ótima forma de usar a ferramenta é pedir para ela criar checklists, resumos de reuniões, fluxos de trabalho e até rascunhos de e-mails profissionais.
-
Marketing jurídico ético: com a IA, dá para você pedir rascunhos de artigos para blog, posts educativos e materiais informativos que respeitem o Código de Ética da OAB.
❌ Agora, dá uma conferida no que a ferramenta não pode fazer pelos advogados:
-
Atuar como advogado: o ChatGPT não substitui a análise jurídica crítica nem a responsabilidade profissional, então, você não pode usar ele para ser o seu “clone” ou “substituto”.
-
Fazer petições: pode ajudar na parte de rascunhos, não na redação definitiva.
-
Dar “respostas definitivas” sobre casos: não confie nunca na solução de um caso, especialmente complexo, já que a IA pode inventar jurisprudência ou trazer dados desatualizados.
-
Substituir pesquisa oficial: o ChatGPT não vale como fonte confiável para buscar citações em petições, pareceres ou peças processuais, é fundamental conferir.
-
Quebrar sigilo profissional: não dá para passar para a IA informações sensíveis de clientes, que nunca devem ser inseridas diretamente na ferramenta sem anonimização.
-
Produzir publicidade irregular: a ferramenta não pode ser usada para gerar conteúdo no sentido de prometer resultados ou captar clientes de forma antiética.
Para resumir de uma forma bem direta, o ChatGPT para Advogados pode ser um grande auxiliar e aumentar sua produtividade, além de ajudar na criatividade.
O que ele não pode fazer é ser tratado como um profissional ou como uma ferramenta infalível.
Então, sempre revise, valide e filtre tudo o que sair da IA, antes de usar na advocacia!
3) Personalizando o ChatGPT para auxiliar advogados
Uma das maiores vantagens do ChatGPT é a possibilidade de personalização da ferramenta.
Isso significa que é possível adaptar o uso do recurso para atender melhor às suas necessidades e atividades do seu escritório. 😍
Inclusive com tarefas específicas de cada área do Direito e de cada setor da sua atuação.
Aliás, nem todo mundo precisa ou quer criar um ChatGPT com personalização “do zero”.
Devo dizer que isso não é exatamente obrigatório, mas você pode adaptar facilmente a IA para trabalhar do seu jeito, alcançando resultados muito melhores do que os “padrões”.
E, para conseguir essa melhoria, é só ajustar alguns parâmetros de personalização.
Essa função é a “Personalizar ChatGPT” ou “Customize ChatGPT”, e está disponível para os assinantes da versão Plus da ferramenta, a versão “paga”.
👉🏻 Para isso, você vai responder algumas perguntas feitas pela IA, como:
-
Como o ChatGPT deveria chamar você?
-
O que você faz?
-
Qual personalidade você quer para o ChatGPT (Padrão, Clínica, Robótica, Ouvinte ou Nerd)?
-
Quais características o ChatGPT deve ter?
-
Algo mais que o ChatGPT deveria saber sobre você?
Depois, é só clicar em salvar e pronto!
Dica extra: você pode alterar essas configurações a qualquer momento conforme a sua necessidade. 😉
Isso é ideal para ajustar o comportamento do ChatGPT conforme o tipo de tarefa solicitada (atendimento, conteúdo, petições, etc.).
3.1) Além da Personalização: a importância de ajustar suas conversas com a IA
Na prática, além de “Personalizar o ChatGPT”, você pode explorar muito melhor a ferramenta com as informações certas durante as suas interações com ela.
Por exemplo, informar de forma clara o que você quer, como a resposta deve ser e adaptar caso a caso a “personalização” é essencial. 🧐
Para mostrar como seria um cenário do dia a dia, aqui vão alguns exemplos práticos:
-
Informe quem é você: sempre conte sua história, seu nicho de atuação, o que você faz no dia a dia, seu perfil de cliente e suas intenções.
-
Defina o estilo de escrita: configure o chat para escrever em linguagem técnica, simples ou voltada para o público leigo, conforme o seu objetivo (petição, artigo ou comunicação com cliente).
-
Estabeleça parâmetros claros: ao pedir um texto, selecione a opção de personalização se deseja linguagem formal, uso de artigos de lei, menção a jurisprudência, número de palavras, etc.
-
Crie prompts prontos (templates) conforme a customização: elabore comandos-padrão para cada configuração, como “faça um modelo de petição inicial de benefício por incapacidade” ou “resuma jurisprudência sobre dano moral no consumo”. Isso economiza tempo no dia a dia.
-
Adapte ao nicho de atuação cada personalização: advogados previdenciários podem configurar o chat para focar em temas como INSS e benefícios; já advogados trabalhistas podem direcionar para CLT, cálculos e súmulas do TST.
🤔 “Alê, mas como isso funcionaria de fato na minha advocacia?”
Por exemplo, imagine que, para fazer uma petição inicial de auxílio-doença, você pode usar o seguinte comando em uma personalização formal e com os parâmetros definidos:
- “Escreva um esboço de petição inicial de auxílio-doença, com base no art. 59 da Lei 8.213/91, em até 8 páginas, sem citar jurisprudência.”
Agora, imagine que você quer produzir um conteúdo para o seu blog de Direito do Consumidor, no formato de post rápido.
Você pode inserir, em uma configuração de personalização definida para tal finalidade, o seguinte prompt:
- “Produza um rascunho de artigo para leigos sobre direito de arrependimento em compras online, em tom didático, com até 1.200 palavras.”
Para finalizar, imagine que você quer criar um checklist para a sua equipe seguir no dia a dia, quanto aos documentos exigidos para um pedido de aposentadoria:
- “Crie uma lista dos documentos necessários para aposentadoria por tempo de contribuição.”
Ao personalizar e adaptar todos os dias, você mantém o controle criativo e técnico da ferramenta, mas o ChatGPT para Advogados se mostra um excelente aliado! 😊
4) MyGPTs - Criando seu próprio agente GPT para Advogados
Uma funcionalidade do ChatGPT que tem um enorme potencial de ajudar você no dia a dia é a possibilidade da criação de MyGPTs!
Pois é…
Dá para criar o seu próprio assistente virtual jurídico, dentro da ferramenta de IA, com perfil, instruções e comportamento específicos.
✅ Sim! É basicamente um ChatGPT para Advogados (ou qualquer outra profissão) dentro do ChatGPT tradicional, na versão Plus.
Com esse recurso, você cria um agente que segue orientações específicas, “separado” da ferramenta geral, mas integrado a ela.
Costumo dizer que é como se fosse o seu robô, treinado para fazer o que você precisa no seu escritório.
Ou, se você preferir, são assistentes sob medida para a sua atuação! 🤗
4.1) Mas o que eu posso fazer com um MyGPT?
São várias as possibilidades, mas só para citar algumas, com um assistente personalizado no ChatGPT para Advogados, você pode:
- Criar um GPT específico para elaborar minutas de contratos, com base no modelo do seu escritório.
- Ter um GPT voltado só para sugerir ideias de conteúdo jurídico para redes sociais, com seu tom de voz e público-alvo.
- Criar um assistente que organize cronogramas de peticionamento, com base em tarefas e prazos informados para a ferramenta.
- Gerar um GPT de atendimento interno, que oriente estagiários sobre rotinas do escritório, com linguagem didática e instruções simples.
E o melhor: tudo isso com instruções escritas por você, conforme as suas vontades e necessidades. 📝
Você não precisa nem saber programar para alcançar esses resultados!
4.2) Como criar um MyGPT?
💰 Para você criar um MyGPT, primeiro você deve assinar a versão Plus da ferramenta, para ter acesso a todas as funcionalidades.
Depois, o passo a passo básico é esse aqui:
-
Acesse o ChatGPT com login de conta Plus (paga)
- Clique em “GPT”
- Clique na aba lateral “Explore GPTs” ou vá direto para: https://chat.openai.com/gpts
- Clique em “Create” (ou “Criar”) no canto superior direito.
-
O sistema vai te guiar por perguntas, como:
- Qual será o nome do seu GPT?
- Como ele deve se comportar?
- O que ele deve saber fazer?
- Deve usar arquivos ou links como referência?
- Você pode escrever orientações como:
“Você é um assistente jurídico que atua com foco em Direito Previdenciário. Responde sempre com base na legislação brasileira e orienta advogados iniciantes com clareza e ética.”
- Finalize e clique em “Save” ou “Criar”.
Assim, você tem um GPT só para você ou para a sua equipe, com todos os detalhes que quiser para tarefas determinadas. 😊
Para isso, aqui estão algumas instruções (ou, se preferir, dicas práticas na criação do MyGPT):
-
Defina o objetivo do agente, como, por exemplo:
-
-
- Atender clientes de forma inicial com linguagem simples e acolhedora;
-
- Auxiliar na produção de petições e recursos, já com menções a artigos de lei e súmulas;
-
Apoiar a criação de artigos para blog com foco em SEO jurídico.
-
Configure as instruções fixas:
-
-
- Estilo de escrita: técnico, leigo, formal ou didático;
-
- Público-alvo: clientes, juízes, advogados ou estudantes;
-
Fontes de referência: legislação previdenciária, CLT, CDC, Constituição, etc.
-
Adicione recursos extras:
-
-
- Upload de manuais internos do escritório, para que o MyGPT aprenda a usar o padrão da equipe;
-
- Inclusão de perguntas frequentes (FAQ) para respostas automáticas a clientes;
-
Conexão com planilhas de cálculos ou modelos de documentos.
-
Faça testes e ajustes contínuos:
-
-
- Após criar, faça testes práticos: peça um modelo de petição, uma minuta de contrato ou um artigo de blog.
-
- Ajuste os prompts fixos até que o agente produza exatamente o que o escritório precisa.
Aliás, é interessante que você pode criar vários MyGPTs…
4.3) Vários assistentes: crie um para cada função
Um dos erros mais comuns de quem começa a usar o MyGPT é tentar criar um único agente para fazer tudo. 😕
Para adaptar toda a ferramenta para o seu estilo ou necessidades genéricas, você já tem o recurso de Personalização que viu no tópico 3.
E, acredite, por mais que seja possível, não vai ser uma boa ideia criar um único assistente para: responder cliente, escrever petição, gerar conteúdo, revisar contratos, etc.
💡 Afinal, quanto mais específico for o seu agente, melhor ele vai funcionar.
Isso porque o ChatGPT segue as instruções que você fornece e as informações que você entrega para ele, lembra?
Por essa razão, quanto mais o objetivo estiver claro, ele entrega respostas mais adequadas, rápidas e com menos retrabalho.
👉🏻 Olha só algumas sugestões de MyGPTs que trago para você:
- GPT 1 – Gerador de Conteúdo Jurídico: Instruído para transformar artigos do blog em posts para Instagram, criar títulos com SEO, gerar legendas e perguntas de engajamento.
- GPT 2 – Assistente de Atendimento Interno: Treinado para responder dúvidas comuns de estagiários e organizar rotinas do escritório com base em documentos do próprio time.
- GPT 3 – Rascunhador de Petições Previdenciárias: Com instruções sobre linguagem técnica, modelo-padrão do escritório e limites éticos da atuação automatizada.
Assim, você organiza melhor sua rotina e pode refinar cada GPT para melhorar continuamente conforme o seu serviço vai sendo feito.
Isso tudo sem o risco da confusão de objetivos entre as diferentes “formas” da ferramenta.
🤗 Se você quiser, a própria OpenAI tem um guia oficial (em inglês) para quem quer aprender a configurar detalhes avançados do MyGPTs.
Mas você também pode aprender na prática, testando e refinando seu GPT conforme suas necessidades e as exigências da sua advocacia.
Está gostando do artigo? Clique aqui e entre no nosso grupo do Telegram! Lá costumo conversar com os leitores sobre cada artigo publicado. 😊
5) Usando Projects (Projetos) dentro do ChatGPT para Escritório de Advocacia
Outra função muito interessante no ChatGPT para Advogados é o recurso Projects (ou Projetos).
Ele facilita a organização das demandas e das informações na sua ferramenta de IA, já que funciona como “pastas” de um computador.
🧐 Para escritórios, em especial com alta demanda, é essencial ter essa funcionalidade explorada ao máximo.
Cada linha de atuação ou área da sua advocacia fica com um “Projeto” específico, tudo organizadinho.
Afinal, com isso, dá para gerir muito melhor as atividades e tarefas do dia a dia que são feitas com o uso da IA.
5.1) Mas o que são os Projetos (Projects)?
🤓 O Projects é uma funcionalidade de organização dentro do ChatGPT!
Basicamente, os Projetos são pastas inteligentes dentro da ferramenta, que permitem a você acessar de forma muito mais fácil:
- Conversas anteriores com o ChatGPT sobre um determinado assunto;
-
Arquivos relevantes enviados para a ferramenta (como contratos, modelos, petições, CNIS, PDFs em geral);
- Instruções específicas para aquele projeto (como, por exemplo, “use linguagem didática”, “trate como atendimento a advogado previdenciarista”).
“Mas Alê, não é mais ou menos o que o GPT já faz?”
Não! Diferente de simples conversas avulsas, o Projeto mantém o contexto, histórico e arquivos vinculados em uma única “caixa” específica. ❌
Isso torna a consulta, a continuidade e a qualidade do trabalho muito mais eficientes e fluidas, além de também contribuir com resultados melhores.
5.2) Como usar o Projetos (Projects) no ChatGPT para Advogados?
No ambiente jurídico, os Projects podem ser aplicados de diversas formas na rotina dos escritórios.
👉🏻 Você pode criar Projetos para as mais diferentes tarefas ou áreas, como:
-
Organização por cliente: cada cliente pode ter um projeto específico, onde ficam guardados resumos de reuniões, esboços de petições e consultas jurídicas realizadas com o ChatGPT.
-
Gestão de casos: é possível separar os projetos por processos ou ações em andamento, acompanhando versões de documentos, jurisprudências pesquisadas e estratégias jurídicas.
-
Setores internos: o escritório pode criar projetos diferentes para áreas como previdenciário, cível, trabalhista ou tributário, mantendo cada equipe com um espaço organizado.
-
Produção de conteúdo: ideal também para centralizar ideias de artigos, posts de marketing jurídico e roteiros de vídeos, sem perder o fio da meada.
Com isso, você pode ter muitas vantagens práticas que facilitam a sua vida no dia a dia da sua advocacia, entre elas:
-
Centralização da informação: tudo sobre um caso ou cliente fica num único lugar.
-
Continuidade: o ChatGPT “lembra” do histórico daquele projeto, sem necessidade de repetir informações.
-
Colaboração: facilita a divisão de tarefas e acompanhamento do andamento dos trabalhos no escritório.
-
Segurança: reduz riscos de perda de informações importantes que, em chats separados, poderiam se perder.
Para resumir, os Projects ajudam a transformar o ChatGPT para Advogados em uma ferramenta poderosa de gestão jurídica integrada, seja para clientes, seja para tarefas. 😊
O Projeto é um recurso que une pesquisa, análise e organização, com praticidade e eficiência.
5.3) Dá para combinar o MyGPT com o Projects?
😕 Infelizmente, neste caso, a resposta é negativa!
Apesar de ser muito versátil, o recurso do Projetos ainda não permite uma integração ou uso em conjunto com o MyGPT.
Isso quer dizer que, na prática, você não pode “chamar” ou “perguntar” para um assistente criado com o MyGPT dentro de um Projeto.
Outra questão é que não é possível “mudar o cérebro” de uma funcionalidade para a outra.
Ou seja, não dá para transformar um Project em um MyGPT! ❌
A minha dica é você usar as duas funcionalidades do ChatGPT para Advogados de forma complementar.
Utilize o Projects como um espaço de organização, como se fossem arquivos ou pastas, com identificações de clientes, casos, áreas ou orientações.
Já o MyGPT deve ser usado como um assistente, uma ajuda no dia a dia, para tarefas mais práticas.
E não se esqueça que você sempre pode “copiar e colar” de uma função para a outra, se desejar verificar respostas nas duas funcionalidades.
É algo mais “manual”, mas ainda pode entregar ótimos resultados!
🤗 Ah! E aqui vai uma dica bônus bem especial para você: use chats especializados dentro de cada Projeto como se fossem assistentes pessoais.
“Alê, como assim?”
Dê instruções claras e nomeie o chat com a função que você deseja que ele performe, também aproveitando a personalização.
Cada chat seria mais ou menos como um “MyGPT”, mas sem precisar de todas as configurações.
Por exemplo: eu tenho um “criador de imagens” dentro do meu Projeto “Desmistificando o Direito” que eu uso toda vez que quero criar uma ilustração para o blog. 😉
6) 5 Dicas para extrair melhores respostas do ChatGPT na Advocacia: Escrevendo Prompts que Funcionam para seu Escritório
Depois de tudo o que eu já contei para você aqui hoje, acho que é interessante passar algumas dicas práticas para alcançar melhores respostas no ChatGPT para Advogados.
Afinal, o que todos buscamos são resultados que satisfaçam os nossos pedidos para a ferramenta, não é mesmo? 🧐
O problema é que muitos se frustram com a IA porque fazem perguntas vagas demais ou esperam que o contexto seja simplesmente “deduzido” ou “adivinhado”.
Isso não é o melhor caminho…
A verdade é que, quanto melhor for o seu comando, ou “prompt”, melhor vai ser a resposta, sempre.
Aliás, vale a pena comentar um pouco sobre isso!
O prompt nada mais é do que a instrução, o comando que você passa para a ferramenta e que vai condicionar a resposta dela.
Ou seja, o ChatGPT para Advogados funciona por meio dos prompts inseridos, desde perguntas simples até pedidos mais elaborados.
Por isso, olha só algumas dicas para você conseguir extrair o máximo da IA! 😉
6.1) Use comandos específicos e claros
Como já mencionei, perguntas genéricas acabam provocando respostas muito amplas e igualmente generalistas.
Isso não costuma ser o que você busca no ChatGPT para Advogados! ❌
Então, opte por perguntas detalhadas, com alto grau de informações e orientações diretas para a IA.
Assim, as respostas são direcionadas e melhores.
Por exemplo, em vez de perguntar “Como funciona a aposentadoria?”, questione “Quais são os requisitos e o valor da aposentadoria por idade urbana?”.
6.2) Contextualize o máximo possível
🧐 O ChatGPT para Advogados deve funcionar da mesma forma que uma boa conversa: quanto mais contexto estiver presente, melhor será também a comunicação.
No caso, a ferramenta trabalha melhor quando ela entende o cenário à sua volta e sabe o que está acontecendo.
Por isso, informe dados relevantes, como:
-
Datas
-
Tipo de cliente
-
Normas aplicáveis
-
Situação delicada
-
Informações essenciais para o caso
Por exemplo, aqui vai um comando que pode ser usado para uma tarefa rotineira de escritórios previdenciários, detalhado e claro:
- “Tenho um cliente contribuinte individual que deixou de pagar 20 contribuições entre 2015 e 2017. Quero regularizar para ele se aposentar. Você pode me auxiliar e elaborar um esboço do pedido de indenização para o INSS, com base na legislação aplicável?”
😊 Assim, os resultados (outputs) serão bem melhores!
6.3) Indique o formato de resposta
Outra boa ação no uso da IA é indicar o formato da resposta que deseja ao fazer as perguntas ou inserir os comandos.
É possível solicitar:
-
Rascunhos de petições
-
Listas
-
Modelos de e-mail
-
Legendas para redes sociais
-
Checklists
-
Fluxos
-
E muito mais
Por exemplo, você pode pedir para o ChatGPT para Advogados “Me mostre, por favor, um rascunho de petição inicial administrativa de auxílio por incapacidade temporária”.
🤗 Ou, também: “Me envie, por favor, um fluxo de trabalho para que a secretária saiba todas as etapas da coleta de documentos até a devolução para o cliente”.
6.4) Diga o que você (não) quer
Além de informar com clareza o que você deseja da IA, é fundamental também ser extremamente objetivo em relação ao que você não quer.
Por exemplo: “Escreva um texto base para apresentação do benefício de auxílio-acidente, sem explicações básicas sobre o que é o INSS. Foque nos requisitos apenas.”
😉 Dessa forma, o ChatGPT para Advogados já exclui das respostas o que você não quer no seu resultado, o que ajuda bastante.
6.5) Faça reforços e pergunte mais
Lembra que a ferramenta não é como o Google ou outras plataformas de busca em que você só pode fazer uma pergunta de cada vez.
Na IA, você pode “perguntar sobre a resposta” já fornecida, o que significa que é possível melhorar o resultado cada vez mais, refinando constantemente.
👉🏻 Você pode pedir ajustes como:
-
“Agora torne esse texto mais conciso.”
-
“Passe o conteúdo para a linguagem informal.”
-
“Agora transforme isso em um roteiro para vídeo curto.”
-
“Acrescente um exemplo prático”.
-
“Adicione emojis e hashtags.”
Não se esqueça de que o ChatGPT para Advogados é destacado justamente por aprender com a conversa.
Então, vá ajustando até chegar no resultado ideal. ✅
6.6) Dica Bônus da Alê
Aqui vai (mais) uma dica bônus para você!
Se você for usar o ChatGPT para tarefas relacionadas ao marketing, ao atendimento ou a minutas de contratos, use exemplos reais do seu escritório como base.
Acredite, esse é um detalhe simples e até certo ponto intuitivo, mas faz toda a diferença. 😍
O simples ato de fornecer exemplos reais deixa o conteúdo da resposta da IA mais alinhado com a sua identidade e com os casos que você atende no dia a dia.
Inclusive, você pode subir esses exemplos nos documentos no “MyGPT”.
7) 4 Formas de Usar o ChatGPT na Advocacia de Forma Ética
Apesar de ser necessário tomar certos cuidados no uso da IA no dia a dia, não quer dizer que ela não pode se tornar (ou que já é) uma ótima ferramenta de apoio.
⚖️ Na realidade, desde que usado da forma correta, o ChatGPT é um grande trunfo e um excelente instrumento para o advogado das mais diversas áreas.
Pensando nisso, resolvi comentar 4 formas de fazer o uso dessa novidade de maneira ética!
Pode aplicar essas e outras maneiras na sua rotina e me contar nos comentários o que você tem visto na prática.
7.1) Assistência no estudo de teses e jurisprudência
A primeira maneira de usar a IA eticamente e conseguir bons resultados é empregar a ferramenta como um assistente no estudo de teses ou da jurisprudência.
Não significa que você vai usar o ChatGPT para advogados para pesquisar, mas para auxiliar nas análises jurídicas.
🤔 “Alê, mas como eu posso fazer isso?”
Dá para fornecer ao ChatGPT uma tese que você deseja aplicar (como fiz com a revisão de aposentadoria especial) e então fazer perguntas sobre ela.
Depois, colocar informações do caso do seu cliente e checar se é possível usar o argumento.
📜 Em relação a jurisprudências, a ideia é a mesma.
Você pode inserir uma decisão e pedir para a IA fazer um estudo sobre ela, fornecendo os principais pontos da posição do judiciário.
Tudo isso ajuda a identificar situações em que é possível ou não aplicar um certo entendimento ao caso dos seus clientes, sem contar que agiliza bastante as análises.
Mas isso não pode de forma alguma ser feito sem uma pesquisa mais detalhada nos sites dos Tribunais, para ver se a decisão que a IA citou realmente existe.
⚠️ E atenção! Independente da análise que o ChatGPT fizer ou da informação que ele fornecer para você, não deixe de confirmar com outras fontes.
É fundamental checar se a resposta da ferramenta está correta e atualizada.
Lembre-se de que a IA tem um banco de dados que agora está atualizada e pode navegar na internet, mas ainda é bastante suscetível a erros!
Em especial na área previdenciária, é muito importante checar se a informação de teses, a jurisprudência ou até os requisitos legais de um benefício estão corretos e atualizados.
Recentemente, um colega me disse que numa análise de rotina do caso de uma cliente, solicitou ao ChatGPT os requisitos para a aposentadoria por idade híbrida.
A ferramenta até citou a necessidade de cumprir uma idade mínima, o tempo de contribuição e a carência, mas usou as exigências antigas para a segurada mulher.
Com isso, a informação era equivocada e só foi corrigida porque o advogado fez a checagem. 😕
Portanto, fique de olho para evitar esse tipo de problema, ok?
Mas, com algumas cautelas, o ChatGPT é muito útil para a advocacia quando o assunto é a assistência na análise de julgados e teses.
7.1.1) Exemplo de Prompt - Estudo crítico de jurisprudência recente com viés estratégico
Aqui vai um exemplo de prompt para você usar no estudo de jurisprudência recente no seu escritório:
“Você é um assistente jurídico com foco em Direito Previdenciário e atua auxiliando advogados na análise estratégica de jurisprudência. A seguir, colarei a íntegra de um acórdão do TRF4 sobre pensão por morte em união estável de idosos. Quero que você analise esse julgado e identifique:
(1) qual o entendimento central do relator e da turma;
(2) quais foram os principais fundamentos jurídicos utilizados;
(3) se essa decisão está alinhada ou não com a jurisprudência do STF e STJ;
(4) como esse entendimento pode ser explorado estrategicamente em futuras petições.
A resposta deve ser organizada em tópicos e escrita para auxiliar um advogado a construir teses e argumentos em casos semelhantes.
É imprescindível que você mencione e forneça as fontes de tudo o que afirmar, incluindo jurisprudência, artigos de lei, súmulas ou conteúdos online (com link). Ademais, quando não souber com certeza a resposta, deve informar isso e não responder. Ou pode responder algo como “não é claro”, ou “há divergência na interpretação”, por exemplo. Nunca invente informações! Use linguagem técnica, porém objetiva, adequada para advogados previdenciaristas. Segue a íntegra do acórdão: _____”
Inclusive, você pode também subir o acórdão em um arquivo PDF ou .docx, ao invés de colar no prompt, só não deixe de informar isso para a IA.
7.2) Revisão e análise de documentos
Outra maneira de usar essa IA no seu escritório é aproveitando o seu potencial para revisão e análise de documentos jurídicos (como contratos, relatórios, etc).
👉🏻 Isso pode ajudar bastante a identificar alguns aspectos relevantes e a fazer tarefas repetitivas ou demoradas, por exemplo:
-
Correção de problemas na redação, como erros de português, gramática ou concordância;
-
Mostrar eventuais equívocos em algumas cláusulas, como números errados, dados incorretos ou contradições;
-
Fornecer informações importantes do documento, como valores de um contrato, dados em um relatório, entre outros;
-
Recomendações de melhorias em certos tipos de documentação. A adição de cláusulas, modificação de redação e o acréscimo de previsões são algumas delas;
-
Fornecer resumos dos principais pontos do documento jurídico. Isso facilita em manifestações, petições judiciais ou em passar informações para os clientes;
-
Entregar pareceres jurídicos sobre o conteúdo da documentação (pode ajudar, mas deve ser checado em relação à veracidade e atualidade do que for informado pela IA);
-
Entre outros.
Com os comandos e as perguntas certas, o ChatGPT ajuda demais sua advocacia na revisão, na análise, além no estudo da documentação jurídica.
Isso economiza tempo em certas tarefas e prioriza uma atuação mais eficiente do advogado. 😍
Claro que mesmo com todas essas possibilidades, as cautelas devem estar presentes nas informações que a IA lhe fornecer.
Então, o que falei sobre a checagem e atenção com a ferramenta no tópico 2 vale aqui também, ok?
7.2.1 Exemplo de Prompt - Leitura crítica de petição
Agora, vou mostrar para você um exemplo de prompt para análise de uma petição elaborada por outro advogado, para você explorar eventuais argumentos fortes na sua peça:
“Você é um assistente jurídico voltado para revisão estratégica de peças em Direito Previdenciário. Segue anexa uma petição inicial elaborada por outro advogado. Preciso que você revise o texto com foco em:
(1) clareza dos pedidos;
(2) organização dos fundamentos legais;
(3) consistência lógica da argumentação;
(4) presença de trechos genéricos ou desnecessários;
(5) uso correto da base legal aplicável ao caso.
Ao final, aponte sugestões de melhoria para tornar a peça mais persuasiva, direta e tecnicamente sólida. Responda em tópicos. Use linguagem voltada a profissionais do Direito, sem explicações didáticas básicas. Se houver trechos confusos ou mal redigidos, sugira reformulação. É imprescindível que você mencione e forneça as fontes de tudo o que afirmar, incluindo jurisprudência, artigos de lei, súmulas ou conteúdos online (com link). demais, quando não souber com certeza absoluta a resposta, deve informar isso e não responder. Ou pode responder algo como “não é claro”, ou “há divergência na interpretação”, por exemplo. Nunca invente informações! Use linguagem técnica, porém objetiva, adequada para advogados previdenciaristas.”
Ah! Vale a pena dizer que esse prompt vai funcionar melhor se estiver dentro de um “Project” no ChatGPT que contenha exemplos de petições elaboradas pelo escritório.
Assim, o resultado dele vai ficar ainda mais específico e completo.
7.3) Auxílio na redação jurídica
Uma terceira forma de usar o ChatGPT na advocacia é ter esse instrumento como um “colega de profissão”.
Sim, alguém (ou no caso, uma IA) que ajuda na redação jurídica de suas petições, pareceres, análises e demais conteúdos do Direito.
🧐 Aliás, isso é um tema muito polêmico, talvez o maior entre todos que envolvem o uso de inteligência artificial por advogados.
Mas, se a utilização da ferramenta for correta e ética nesse sentido, ela pode se tornar uma enorme aliada na sua atuação.
É possível que o ChatGPT:
-
Traga ideias de formas diferentes de escritas para suas manifestações e dicas de visual law;
-
Indique alterações e correções em textos de processos que você já escreveu;
-
Sugira construções argumentativas para enriquecer suas petições, com exemplos ou até mesmo incluindo os argumentos sugeridos na sua produção jurídica;
-
Redija manifestações conforme seus prompts, sendo necessária uma cautela adicional nos comandos e uma obrigatória revisão pelo advogado depois;
-
Construa teses do zero com base nas suas instruções;
-
Escreva argumentos contrários a uma petição da parte contrária fornecida a ferramenta;
-
Entre outras possibilidades.
🤓 Tudo isso ajuda a advocacia a ser mais eficiente, sem dúvidas.
Desde que respeitados os limites éticos, a necessidade de checagem das informações fornecidas por um ser humano e também o cuidado personalizado caso a caso.
Mas a ferramenta também pode literalmente entregar modelos de contratos, peças e até construir teses. (com um grau maior ou menor de sucesso, a depender dos comandos).
E isso preocupa demais os advogados, que temem ser substituídos pela IA. 😕
Não vou entrar tanto nesse assunto hoje…
Até porque essa discussão merece um artigo inteiro só para ela (aliás, me conta nos comentários se você gostaria de eu falasse mais sobre o tema, ok?).
O que dá para dizer, desde já, é que o fato do ChatGPT auxiliar a advocacia não significa que ele pode substituir o advogado. ❌
A ferramenta é mais um apoio, um co-piloto para a atuação, e não um substituto para os profissionais do Direito.
A personalização, o atendimento humanizado e a empatia para redigir as peças, além da condução do processo, são exclusivas dos seres humanos (pelo menos até o momento)!
7.3.1) Exemplo de Prompt - Redação Jurídica
Dá uma conferida neste exemplo de prompt para você usar na sua redação jurídica, otimizando o tempo e estruturando algumas peças (ou parte delas):
“Você é um assistente jurídico especializado em Direito Previdenciário. Segue anexo documento com anotações feitas durante uma conversa com o cliente sobre um caso de pensão por morte com união estável. O texto está desorganizado e pode conter repetições, frases soltas e ideias fora de ordem. Preciso que você organize esse conteúdo e redija a sessão “Dos Fatos” de uma petição inicial, de forma clara, lógica e com linguagem jurídica adequada, mas acessível. Estruture a narrativa em ordem cronológica e destaque os pontos relevantes do caso, como: início da convivência, provas de união estável, falecimento, requerimento administrativo e indeferimento (se houver). Use linguagem técnica, mas sem juridiquês excessivo. Caso algum dado esteja incompleto ou confuso, indique entre colchetes [informação a ser confirmada]. Nunca invente informações! Caso necessário, peça mais informações ao usuário. A redação deve ter coesão, progressão temporal e foco nos elementos relevantes para fundamentar o direito ao benefício. Se necessário, adapte nomes e locais por questões de sigilo.”
Esse comando também funciona melhor quando está inserido em um Projeto específico do seu ChatGPT para advogados.
7.4) Marketing Jurídico
Também dá para usar a IA no apoio da produção de conteúdode marketing jurídico.
Assim, você usa a tecnologia para auxiliar nas tarefas como organização de informações de clientes e até para sugestões de posts em redes sociais (como o LinkedIn).
🤗 E olha que o ChatGPT para Advogados pode ser uma excelente ferramenta para o seu marketing jurídico.
Em especial se você não tem tempo para trabalhar longas estruturas ou roteiros de postagens.
O que, convenhamos, é a realidade de muitos na advocacia.
Com os comandos certos, a IA pode ajudar demais na produção de conteúdo, inclusive respeitando os limites éticos das Normas da OAB. 📜
Olha só alguns exemplos de como o ChatGPT pode lhe auxiliar nessa área:
-
Geração de legendas para as suas redes sociais com base em artigos do blog.
-
Criação de títulos com foco em SEO e gatilhos de atenção.
-
Estruturação de newsletters com CTA e tom adequado à OAB.
-
Sugestão de perguntas para engajar seguidores (ex: caixinhas do Instagram).
-
Rascunho de scripts para vídeos curtos e conteúdos educativos.
😉 Inclusive, vou passar um exemplo de prompt para você alimentar a ferramenta e buscar respostas interessantes (lembrando que você pode e deve adaptar):
“Você é um assistente de marketing especializado em conteúdo jurídico para o público leigo. Abaixo está um artigo publicado no meu blog, que trata de um tema do Direito Previdenciário. Preciso que você elabore 5 perguntas curtas para usar na caixinha de perguntas dos stories do Instagram. O objetivo é estimular a interação com seguidores que são pessoas comuns, especialmente segurados do INSS, aposentados ou pessoas com dúvidas sobre benefícios previdenciários As perguntas devem:
- Estar em linguagem simples e acessível;
- Estar relacionadas ao tema do artigo/decisão informado;
- Gerar identificação pessoal ou curiosidade (ex: “Você já passou por algo assim?”, “Já teve um benefício negado pelo INSS?”);
- Ser acolhedoras e jamais parecer que estão oferecendo consultoria gratuita ou prometendo resultados
Organize a resposta em uma lista numerada. Segue o link para o artigo: ____”
Sem querer ficar repetitiva, mas esse prompt também vai funcionar melhor se estiver em um “Project” no ChatGPT.
Assim, a ferramenta já vai ter exemplos de conteúdo de redes sociais elaboradas por você (ou profissional responsável pelo marketing do escritório). 🤗
Antes de seguir, quero indicar aqui um artigo que acabei de publicar no blog sobre os honorários por equidade.
Trouxe tudo sobre decisões recentes do STJ e do STF no tema, que podem trazer grandes consequências (e nem todas elas favoráveis) para a advocacia.
😊 Depois, dá uma olhadinha, porque vale a pena!
7.4.1) Me ajuda a criar um software que vai facilitar sua vida na advocacia?
Vem novidade para você em breve aqui no Desmistificando!
Eu estou desenvolvendo um novo software de marketing jurídico ético, pensado especialmente para advogados que já produzem conteúdo.
Ou seja, para você que já produz de petições, até artigos e pareceres e agora quer transformar isso em autoridade e captação de forma prática.
Tudo, é claro, sem ferir as regras da OAB.
👉 Me conta: que funcionalidades você gostaria de ver nessa nova ferramenta que estou desenvolvendo para a advocacia?
Pode me contar, já que quero ver o que os advogados buscam.
Imagine algo que você sente falta na atuação, tem dificuldade de encontrar ou gostaria de automatizar no seu dia a dia.
Deixe seu comentário aqui no artigo ou responda diretamente no meu Instagram, é @alestrazzi!
Vou adorar ouvir sua opinião e construir mais essa grande novidade aqui do Desmistificando junto com você. 🙌
Conclusão
O ChatGPT para Advogados é uma ferramenta que cada vez mais deve ser considerada e utilizada no dia a dia da advocacia.
Quando usada corretamente, ela traz resultados excelentes, aumenta a produtividade e facilita a vida de todos no escritório.
🧐 Só que sem os devidos cuidados, pode se tornar um grande problema.
Por isso, no artigo de hoje trouxe uma visão geral do ChatGPT para Advogados, mostrando inicialmente o que pode e não pode ser feito com ele.
Também, expliquei como personalizar a ferramenta para auxiliar a advocacia, como criar o próprio agente na IA e como usar os Projects (Projetos) ao seu favor.
Ainda, passei 5 dicas para extrair as melhores respostas do ChatGPT e contei 4 formas de usar ele de forma ética. 🤓
Elas incluem a assistência no estudo de teses e jurisprudências, revisão e análise de documentos, auxílio na redação jurídica e marketing jurídico.
Tudo isso para deixar você ainda mais por dentro de como o ChatGPT para Advogados pode mudar sua rotina.
🤗 E não se esqueça de aproveitar o Gerador de Petição Inicial das Fraudes no INSS aqui do Desmistificando no seu dia a dia.
👉🏻 Clique aqui e acesse a ferramenta gratuitamente agora mesmo! 😉
Deixe um comentário aqui embaixo, vou adorar saber o que você achou!