Contrato de Honorários Advocatícios [Modelo Gratuito]

Este modelo de contrato de honorários advocatícios é bem genérico, assim ele pode servir a qualquer área em que o colega esteja atuando.

por Alessandra Strazzi

27 de outubro de 2016

Comentáriosver comentários

Capa do post Contrato de Honorários Advocatícios [Modelo Gratuito]

Nota: Este artigo foi originalmente publicado em 27/10/2016. O conteúdo foi revisado e atualizado em 03/09/2025 para garantir sua precisão.

Fiz este modelo de contrato de honorários advocatícios combinandoo melhor de cada modelo quemeus colegas me enviaram no começoda minha carreira, alguns modelos que encontrei na internetealgumas coisas adicionadas e adaptadaspor mim em decorrência da necessidade.

Fiz questão de fazerum modelo contrato de honorários advocatícios bem genérico, para que pudesseservir a qualquer área em que o colega esteja atuando.

       

E caso você esteja com dúvidas sobre qual percentual cobrar dos seus clientes, eu recomendo que você faça uma simulação dos seus honorários advocatícios.

O cálculo do percentual é simples mas eu recomendo utilizar uma calculadora específica para isso. Você pode economizar tempo e encontrar com maior rapidez o percentual a ser cobrado do cliente.

É importante que você entenda a longo prazo o impacto entre cobrar 2% a mais ou a menos, como isso pode impactar a sua receita e a percepção de valor do seu trabalho aos olhos dos clientes.

Existem algumas calculadoras pela internet mas eu recomendo que você utilize a Calculadora de Honorários Previdenciários dos nossos queridos colegas do Cálculo Jurídico.

programa-calculo-juridico

A dica é: dependendo de como é a demanda no seu escritório (quantidade, tipos de casos, perfil dos clientes), você pode entender se é melhor ter mais clientes reduzindo um pouco o percentual ou aumentar o percentual para focar num perfil de clientes mais seleto.

Alessandra Strazzi

Alessandra Strazzi

Advogada por profissão, Previdenciarista por vocação e Blogueira por paixão.

OAB/SP 321.795

Deixe um comentário aqui embaixo, vou adorar saber o que você achou!


Artigos relacionados